Destaques da GCM de 2019 são homenageados

Nesta terça-feira (10/12), o Conselho Municipal de Segurança Pública de São Vicente (COMSEG) prestou homenagens aos GCMs que se destacaram em 2019 pelos serviços prestados à sociedade vicentina. Sete profissionais receberam certificados de honra ao mérito: a Supervisora Josete, GCM Marcela, GCM A. Rodrigues, GCM Cecato, GCM Emerson, GCM Bosco e GCM Fabrício. Os valorosos K9, guardas caninos, também foram lembrados.

Eles foram destaque por causa das seguintes ações realizadas: a Supervisora Josete prendeu em flagrante indivíduo, enquadrado na Lei Maria da Penha, que tentava fugir para São Caetano do Sul após espancar a esposa. A GCM Marcela impediu que um suspeito estuprasse uma mulher com deficiência e o conduziu preso em flagrante. O GCM A. Rodrigues prendeu em flagrante um indivíduo por roubar um Policial Civil no Gonzaguinha. O GCM Cecato prendeu em flagrante um suspeito por roubar uma munícipe na orla do Gonzaguinha.

Outro homenageado foi o GCM Bosco, que junto ao K 9 Thor, que fizeram a detecção e a apreensão de 2,5 kg de cocaína, na Praça H, na Área continental. O GCM Fabrício e o K 9 Kira, em apoio à força tarefa, realizaram detecção e apreensão de 7,5 kg de pasta-base, 441 pinos de cocaína, 179 pedras de crack, 5 litros de lança perfume e 2.990,00 reais. Por fim, o GCM Emerson e o K9 Lucky prenderam um suspeito em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Como se pode notar, os guardas caninos foram essenciais nessas atuações.

A cerimônia de homenageou a esses valorosos servidores foi realizada na Associação Comercial de São Vicente. Os profissionais foram indicados pelo Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo de Paula. “É meu dever reconhecer e indicar os guardas que se destacaram em 2019”, afirmou.

Na quinta-feira (12), mais dois GCM foram agraciados pela homenagem. A GCM Vieira, única mulher da equipe ROMU,  se destacou por prender um suspeito de ter roubado um policial, que teve seus pertences recuperados, além de participar de várias ocorrências de prisão em flagrante. E o GCM Luzeimar e o seu K9 Chacal, farejador de entorpecentes – somadas todas as ocorrência de detecção e apreensão, somaram mais de 10kg de cocaína, crack e maconha retiradas das ruas. 

Segundo o comandante, esse reconhecimento pelos serviços prestados durante o ano, valoriza a auto-estima dos profissionais e de toda a GCM. “A corporação se sente homenageada. Parabéns! Vocês são motivo de orgulho para a GCM”.