Conferência Nacional da Classe Trabalhadora é antecipada

Em reunião no fim de janeiro (31), as centrais alteraram o calendário unificado de lutas e anteciparam a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) para 7 de abril.

Além da construção de uma nova Agenda da Classe Trabalhadora, que deverá ser apresentada aos candidatos a presidente, as centrais buscam garantir eleições livres e transparentes, derrotar Jair Bolsonaro e ampliar a bancada sindical nos parlamentos. Inicialmente, a Conclat estava prevista para 11 e 12 de abril.

“Emprego, Direitos, Democracia e Vida” serão os eixos das propostas do sindicalismo. Além disso, a Conclat deve organizar ações de mobilização das bases sindicais no decorrer do ano, principalmente no período eleitoral.

A valorização do serviço público, do funcionalismo público e o papel do Estado no enfrentamento à desigualdade social também irão pautar a Agenda da Classe Trabalhadora.

Um dos principais objetivos é, em meio à ampliação da bancada sindical, fortalecer também a presença de parlamentares comprometidos os (as) trabalhador(as) do setor público no Congresso Nacional.

O Fórum das Centrais aprovou o seguinte cronograma:

• Março: Encontros Regionais para a Conclat 2022
  • 7 (e 8) de abril: Conclat 2022