Concurso público pode trazer ‘boas novas’ à categoria

Nesta quarta-feira (07/08), o prefeito Pedro Gouvêa anunciou, em vídeo nas redes sociais, que realizará concurso público para, segundo ele, “incrementar” os serviços de saúde do município que não são suficientes para atender a demanda. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente considera uma boa notícia.

Para a diretoria do SindServSV, essa notícia significa uma recuperação das contas públicas, ou seja, um sinal de que a município deve fechar o quadrimestre (agosto) abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). Outra pista é o fato da lei só permitir novos concursos públicos quando o município estiver dentro desse limite.

Ao lado de Gouvêa, a secretária municipal de Saúde, Vera Sarmento, justifica que o objetivo é melhorar a qualidade dos serviços, dando maior segurança às equipes e aos pacientes. “Faz tempo que a categoria espera a recomposição do quadro de pessoal. O anúncio é positivo porque abre possibilidades para que reivindicações dos servidores sejam atendidas, não apenas dos profissionais da saúde”, explica o presidente Edson Paixão.

Quadro da saúde

Entre os trabalhadores da saúde, acende o alerta para a redução da jornada de trabalho sem achatamento de salário. Todas já sabem que estender a jornada das 30 horas para toda a rede depende da contratação de mais profissionais.

Essa recomposição é importante porque, desde o último governo, os servidores têm trabalhado mais do que deveriam em razão do pessoal reduzido. “Essa situação expõe os profissionais ao cansaço sem nenhuma compensação financeira – muito pelo contrário. Mas, com a possível melhora da situação econômica, podemos caminhar mais no sentido da recuperação salarial não só dos profissionais da saúde”, afirma Rita Bulhões.