Como proteger as crianças do novo coronavírus

Confira algumas dicas

 

 

Antes de tudo, informe-se e controle seus próprios medos.

As crianças precisam ter acesso a informações confiáveis. Para isso, os adultos precisam estar preparados para responder as dúvidas, desmentir boatos e não aumentar a ansiedade delas

Pergunte o que a criança sabe a respeito

É possível que as crianças escutem fragmentos de informações. Ela pode ter ouvido que as pessoas no mundo todo estão morrendo ou o fato de que a doença parece com uma gripe, e isso vai definir os rumas da conversa para acalmá-la.

Diga a verdade e sem alarmismo

Fale com elas sobre o coronavírus de forma clara e simples. Explique que o coronavírus parece com uma gripe nova que as pessoas estão pesquisando ainda e que as pessoas mais afetadas tem sido as mais velhas.

Dê atenção aos medos da criança

Demonstre que está escutando e que está tudo bem em ter medo. Acolha a criança para que ela se acalme, explique que ela esta segura e diga para ela sempre procurar a família em caso de dúvida. Não valorize informações dos amiguinhos ou que recebeu pelo WhatsApp.

Conte histórias de superação

Lembre que mesmo os brasileiros que estavam na China voltaram para cá e não ficaram doentes, e um radialista americano disse que mesmo com a doença não se sentiu tao mal: não tinha dores, não ficou com nariz entupido e às vezes tossia.

Valorize a higiene como prevenção

Enfatize que a melhor forma de prevenir a doença e lavar bem as mãos e evitar esfregar os olhos ou colocar a mão no rosto, nariz e boca. 

Desencoraje qualquer tipo de preconceito

Lembre as crianças que elas não podem discriminar ninguém por causa da doença, especialmente os asiáticos, por exemplo, que sofreram mais preconceito.

 

Fonte: Caixa de Saúde e Pecúlios de São Vicente