Com reajuste para o funcionalismo, todo mundo ganha

O SindServSV sempre alerta que a luta dos servidores públicos municipais por valorização salarial e melhores condições de trabalho tem relação direta com a qualidade dos serviços públicos. No entanto, um dos oito motivos pelos quais o prefeito Kayo Amado precisa garantir reajuste salarial (congelados desde 2020) é o fato de que os servidores, aposentados e pensionistas gastam seus salários no comércio da cidade.

Com mais dinheiro em circulação, aumentam as vendas e gera mais emprego. “Quando melhora a renda do cidadão vicentino, automaticamente aquece a economia local, porque ao ter mais poder aquisitivo, acaba consumindo no comércio da cidade”, lembrou o vereador Jhony Sasaki, na primeira sessão ordinária da Câmara. O parlamentar compartilhou em suas redes sociais posicionamento em que apoia a reivindicação dos servidores e diz esperar que o prefeito encontre uma solução justa para a categoria.

IPTU aumenta, mas salários não

Se o IPTU aumentou e a prefeitura vai arrecadar mais, é justo garantir o reajuste do funcionalismo. São Vicente reajustou em 5% esse imposto para 2022. Vale lembrar que a Secretaria de Fazenda também corrigiu outros impostos, taxas e multas. Essa porcentagem ficou abaixo do acumulado nos últimos 12 meses (10,38%) do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No entanto, os servidores estão com salários congelados desde 2020.

Reajuste geraria ciclo virtuoso

O efeito positivo da ampliação da renda dos(as) servidores(as) geraria um ciclo virtuoso cujo resultado seria maior arrecadação – sem precisar aumentar os impostos – para a própria Prefeitura, que em tese poderia investir mais no atendimento à população. Apesar do Sindicato afirmar isso repetidas vezes, o governo municipal não escuta. Enquanto isso, a categoria vêm sofrendo com a perda de poder aquisitivo sem qualquer reposição.