Cesta básica: categoria exige sensibilidade e respeito

Pela terceira vez, só em 2020, a Secretaria da Fazenda atrasou o pagamento da Cesta. Mais uma vez, o SindServSV foi informado em cima da hora, na data (08/07) que a Fazenda deveria depositar esse direito da categoria, justificando a falha com a espera do repasse federal do programa de auxílio emergencial aos municípios. Depois de gerar transtornos, o pagamento da cesta foi realizado já na sexta-feira (10/07), embora seja a obrigação mesmo o pagamento no 5° dia útil, que era o dia 07/07.

Não quer dizer que o Governo Federal deva ser isentado de qualquer responsabilidade, uma vez que, por exemplo, demorou mais de um mês para dar início aos repasses, em momento em que estados e municípios passam por problemas sérios de queda de arrecadação, em razão da crise econômica e da pandemia. A cidade de São Vicente receberá pouco menos de R$ 40 mi, divididos em 4 parcelas. Até agora, foram recebidas duas parcelas.

Mas o SindServSV já manifestou, repetidas vezes, críticas à falta de planejamento entre os setores da Prefeitura e ao “isolamento burocrático” praticado pela responsável da pasta, que toma decisões sozinha, sem consultar ninguém e nem se dá ao trabalho de comunicar o problema com antecedência às partes envolvidas, como o SindServSV. Suas decisões não mexem com meras questões técnicas — pelo contrário: elas têm impactos nas vidas das pessoas. Em gestão pública, tecnocrata é o substantivo usado para se referir a esse tipo de agente público.

Como resposta a mais esse atraso, o Sindicato convocou manifestação virtual em frente à Prefeitura pelo pagamento da Cesta, por meio de uma plataforma chamada Manif.app, que permite se manifestar coletivamente sobre um mapa compartilhado virtualmente. Essa forma de protesto foi escolhida para poupar a categoria dos riscos da aglomeração em meio à pandemia. Mas a participação dos servidores foi interessante.

O SindServSV continua aberto o diálogo com a Administração e atento às demandas da categoria, com o objetivo de propor medidas viáveis para a resolução das pendências para com o funcionalismo municipal. Esperamos que a recíproca seja verdadeira, que a sensibilidade e o respeito aos servidores prevaleçam.