Categoria aprova proposta da Prefeitura

Com participação maciça de servidores associados e não associados, representando mais de 3 mil servidores da ativa e 2500 aposentados, na noite desta quinta-feira (09/02), Assembleia Geral aprovou – por esmagadora maioria – a contraproposta da Administração.

Segundo dirigentes sindicais, a proposta é bastante razoável e valoriza mais de 2000 trabalhadores e trabalhadoras. A proposta pode ser dividida, resumidamente, em 5 blocos centrais:

1 – Reserva orçamentária para pagamento de dívidas com a categoria (horas extras, rescisões, etc);
2 – Reajuste retroativo a janeiro do Piso Salarial Federal Agentes de Combate a Endemia/Agentes Comunitários de Saúde;
3 – Reajuste do Piso Salarial Mínimo para R$ 1.302,00 – Ref. “E” (Auxiliares de Serviço Básico, Meio Oficiais de Manutenção, Oficiais de áreas Verdes, Oficiais de Manutenção, Eletricista);
4 – Reajuste de 16, 61% na Cesta Básica, totalizando R$ 400,00;
5 – Reajuste de 13% no salário base dos Auxiliares Administrativos, Assistentes Administrativos, Técnicos de Contabilidade, Auxiliares de Enfermagem, Assistentes Sociais, Psicólogos, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Biólogos, Biomédicos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Guardas Civis Municipais e Agentes da Autoridade de Trânsito.

Negociação permanente

A Administração reclama que, para 2023, prevê crescimento da receita municipal de apenas 3,6%, ou R$30,1 milhões. “Somado ao passivo de dívidas do município acumulado nos últimos anos, são insuficientes para o cumprimento de todas as reivindicações expressadas pela categoria no ofício de reivindicação da campanha salarial”, justificou, em ofício, Yuri Camara Batista, o secretário municipal de Gestão.

A mesa de negociação da Campanha Salarial 2023 teve início em 28 de outubro de 2022, quando a Pauta de Reivindicação foi encaminhada ao Prefeito. Desde então, o SindServSV se aplicou para obter uma contraproposta que gerasse um efeito mais significativo possível com o montante, de R$ 23,3 milhões, que a Administração está disposta a investir na categoria. “Ou seja, a ideia repartir o bolo com equidade, reduzindo as defasagens nas categorias mencionadas”, destaca Edson.

O secretário geral do SindServSV, Marcelo Arias, afirmou que o Sindicato espera que o diálogo da entidade com a Administração municipal se mantenha saudável e, mais importante, benéfica para a categoria.

Agora, as negociações continuam com a Comissão Permanente. “Essa campanha salarial foi um passo adiante, mas não podemos esquecer da parcela mesmo que minoritária que não foi contemplada. A negociação permanente é fundamental, e sim, vamos dar mais passos adiante. Estou otimista”, assegura o diretor Júlio Cezar.