Caixa e Sindicato conversam sobre melhoras no atendimento

A equipe liderada pelo Servidor Márcio Rebuá, superintendente da Caixa, atendeu o Presidente Edson Paixão e o representante da categoria no conselho de Administração, Marcelo Arias, para debater formas de melhorar o processo de agendamento de consultas e exames no ambulatório da Caixa.

Segundo a equipe de trabalho, o período de isolamento social, de março a agosto, gerou represamento da demanda por consultas e exames. Em outras palavras, ao fim do período crítico da pandemia, todos correram para marcar consultas. A dificuldade na resposta imediata se deu por conta das agendas dos profissionais médicos que também foram duramente atingidos pela Pandemia ou suspenderam suas atividades por fazerem parte de grupos de risco por comorbidades.

Para que o grande desconforto que aconteceu no dia de abertura de agenda do mês passado seja minimizado, algumas medidas serão tomadas:

– Cotas dobradas de atendimento de oftalmologista (externo);
– Reforço no atendimento de Pediatria, Psiquiatria, ortopedia e cardiologia (interno);
– Foi dado início na contratação de serviço 0800, para atendimento exclusivo ao agendamento de consultas e exames;

Já ficou agendada uma reunião para a semana posterior à abertura da agenda para avaliar o impacto das medidas. Se o resultado for insuficiente, serão avaliadas alternativas como o fracionamento da abertura de agenda por especialidades.

Faltas e ausências

Durante a discussão, chamou atenção o grande número de ausências e faltas em consultas agendadas e exames marcados (internos e externos). Segundo a equipe da Caixa, mesmo fazendo ligações para lembrar as pessoas de suas consultas, o número de faltas permaneceu alto.

Dois fatores chamaram a atenção: o número de guias para exames que foram deixados para autorizar e não retornaram para buscar e o número de cadastros desatualizados, dificultando a comunicação da CAIXA com os servidores.

O Sindicato sugeriu uma campanha de atualização de cadastros e outra de conscientização feita em conjunto, Caixa e Sindicato, com os números reais de faltas em cada mês ou por especialidades. Isso é importante para que os usuários se conscientizem do uso racional dos recursos coletivos. Quando for faltar à consulta ou ao exame, cancele.

Cirurgias quase em dia

Um dos grandes problemas herdados pela Caixa eram as cirurgias eletivas – aquelas que podem ser programadas por não serem urgentes. Existia uma fila de longas espera que já tem prazo para acabar.

As cirurgias gerais foram interrompidas durante a fase aguda da pandemia e já foram retomadas. Já está em negociação a contratação de salas cirúrgicas para a realização das cirurgias ortopédicas de grande porte. As cirurgias de oftalmologia já foram todas feitas e em setembro acaba a fila de cirurgias ginecológicas.

Transparência

Vale ressaltar que a Caixa de Saúde e Pecúlio dos Servidores Municipais de São Vicente possui site próprio onde os beneficiários podem consultar os hospitais, clínicas e profissionais credenciados; encontrar a legislação relativa à caixa; consultar o quadro de pessoal e a remuneração paga aos servidores; verificar os contratos e seus valores; e acompanhar outras notícias.

Controle Social

O sindicato indica representante da categoria para o Conselho de Administração da Caixa. Dúvidas, sugestões ou críticas podem ser enviadas para representantenacaixa@sindservsv.com.br