Avança a luta pela redução da jornada de 30 horas

A redução da jornada de 30 horas, uma das grandes discussões no movimento nacional para os profissionais de enfermagem, entra em pauta no cenário da rede municipal da Saúde de São Vicente.

Atendendo os anseios da categoria, o SindServSV tem reforçado o conjunto de atores políticos que compõem essa luta. Além do SindServSV, a enfermagem têm mobilizado o órgão regulador (COREN/COFEN), vereadores da câmara, deputados estaduais da região e o próprio prefeito Pedro Gouvêia que, durante a campanha eleitoral, se comprometeu com a implantação da medida.

Por ocasião da posse do atual Secretário de Saúde, Marco Antônio da Silva, o SindServSV encaminhou proposta para a formação de um grupo de trabalho para análise da redução da jornada de trabalho para todos os profissionais da saúde. O documento (VIDE FOTO) defende a implantação do regime de 30 horas para todos os profissionais de enfermagem e para os demais profissionais que atuam na área da saúde.

AVANÇO CONCRETO

Na última semana o Secretário, atendendo as reivindicações dos diversos atores políticos, determinou a instauração de Comissão Técnica para analisar as 30 horas da enfermagem.

Logo após a publicação da Portaria nº 007 da SESAU ( VIDE FOTO FL1 FL.2), no dia 31 de outubro, o Sindicato reuniu-se com membros da categoria para começar a organizar a luta e somar esforços rumo as 30 horas.

A Portaria foi publicada pela Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 31 de outubro. O instrumento cria a comissão técnica que terá a função de analisar a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais dos profissionais de enfermagem, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem da rede municipal de saúde. A comissão será composta pelo Sindicato, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Câmara.

O presidente do SindServSV, Edson Paixão, ressalta que a reivindicação da implantação do regime de 30 horas já existe há muitos anos. “Essa luta já se arrasta há vários anos, para que a legislação olhasse com atenção para estes profissionais que trabalham em prol da saúde do próximo. A melhoria nas condições de trabalho, atualmente extenuante e pouco valorizada, é uma medida importante para mitigar as constantes reclamações da população sobre a qualidade do serviço”, explica Paixão.

Rita Bulhões, auxiliar de enfermagem da USB Ponte Nova / Quarentenário, e diretora do SindServSV, destacou a importância da luta para a unidade da categoria em torno desta luta. Para ela a mudança vai refletir positivamente na qualidade do atendimento à população. “Devemos levar em conta que esta é uma das profissões que não pode haver erro. Essa redução significa melhora na qualidade de vida dos profissionais da saúde e consequentemente um melhor atendimento”, ressalta a diretora do Sindicato.