Agentes de Trânsito reivindicam fortalecimento da carreira

No dia 10 de outubro, agentes de autoridade de trânsito se reuniram, com o objetivo de também construir a Pauta de Reivindicações. Valorização salarial, estrutura e segurança, a arrecadação do município, os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e a independência da categoria frente a interesses partidários foram alguns dos assuntos. “Os trabalhadores vêm amadurecendo a compreensão sobre a própria carreira como integrantes do sistema de segurança pública,” afirma o presidente Edson Paixão.

Os diretores sindicais ressaltaram que as decisões da Administração Municipal costumam se basear em retorno eleitoral. “Não se trata de ter ou não dinheiro. Os servidores não são prioridade porque não tem retorno político-eleitoral”, disse a diretora Danielle Rabelo. “A independência vem da estabilidade do serviço público e a capacidade de mobilização diante dos agentes políticos é a nossa força para disputar o Orçamento”.

Os trabalhadores discutiram cada item, buscando aprimorar a pauta. O diretor Silvio Nunes lembrou promessas da Prefeitura não cumpridas e mudanças na profissão nos últimos anos, no contexto nacional de municipalização da segurança pública. “Já fazemos parte do sistema único de segurança pública e buscamos manter nossa identidade e crescer”, afirmou.

“O Sindicato chama, já que precisa da nossa presença massiva. Temos que aprender a nos fortalecer e chegar grandes na mesa de negociação”, orienta o secretário geral Marcelo Arias. “Não pode acontecer é cada setor decidir sozinho. Hora de mostrar unidade e mobilização. Nosso compromisso é com os servidores, temos que chegar fortes na assembleia”, conclamou o diretor Júlio Cezar.

“A setorial foi positiva. Demos encaminhamentos sobre regulamentação de carreira e estamos ansiosos por isso porque estamos há 20 anos sem plano de carreira”, afirmou Paulo Roberto Farat Jr. Para Thiago Cruz dos Santos, “os agentes de trânsito estão dispostos a analisar o projeto com o Sindicato”. Ele crê que a categoria permanecerá unida e confiante no Sindicato para condução deste pedido.

Os diretores Arcanjo e Arthur Godoy também estiveram presentes.