Administrativos buscam caminho da unidade

Auxiliares e assistentes administrativos também estão mobilizados por valorização. Nesta segunda-feira (10/07), dezenas de trabalhadores se reuniram, no SindServSV, para esclarecer dúvidas sobre as mudanças promovidas, pela Lei Complementar 1114, de 4 de julho de 2023, nos cargos administrativos, e dialogar sobre caminhos para reverter a defasagem salarial.

Embora tenha havido avanço nos últimos anos por meio de reclassificação, os auxiliares administrativos ainda buscam a equiparação salarial (a defasagem é de 26%, equivalente a duas letras) em relação aos assistentes administrativos, já que os competes são os mesmos.

Vale destacar que, a Lei 1114, veta a criação de novos cargos de auxiliares administrativos. Mas os cargos já existentes estão mantidos enquanto houver servidores os ocupando. Por outro lado, mais de 800 cargos de assistentes administrativos foram criados.

“O Sindicato considera que a medida foi a solução possível para equilibrar os anseios dos trabalhadores. Estamos construindo a unidade no sentido de conquistar a reclassificação dos auxiliares administrativos que permanecem”, afirma a diretora Danielle Rabelo.

Segundo o também diretor Arthur Godoy, o saldo da reunião foi positivo ao sanar as dúvidas e procurar eliminar os ruídos que atrapalham a organização dos trabalhadores. “O desafio é que nós, administrativos, caminhemos unidos, porque só assim podemos alcançar nossos anseios”, ressalta.

“Por isso, é muito justo que esses trabalhadores, fundamentais à Administração Pública, se organizem com o Sindicato para exigir a mais que merecida valorização, mas sem deixar ninguém para trás”, destaca Marcelo Arias, secretário geral do SindServSV.

Auxiliares administrativos querem a equiparação com os assistentes administrativos, que, por sua vez, não querem ser desvalorizados. “Está aí o ‘nó’ que precisamos desatar juntos, acumulando forças”, constata Danielle. Embora o objeto da reunião tenha sido a Lei Complementar 1114, o presidente Edson Paixão salienta que “desde já, reuniões como também contribuem para a construção da próxima Campanha Salarial”.