A novela do Vale Transporte

Incompetência da Secretaria de Administração deixa servidor sem vale transporte em plena pandemia

Todos sabemos que o Vale Transporte é um dos principais elementos da relação empregatícia. O VT, mais que um direito do trabalhador, é a demonstração concreta do interesse do patrão na utilização da força de trabalho e a primeira materialização da relação empregatícia.

Em outras palavras, a única coisa que recebemos antecipadamente é o Vale Transporte. Justamente para que a gente possa ir trabalhar.

Assim sendo, a prefeitura deveria fazer com que os créditos do sistema eletrônico de bilhetagem estivessem disponíveis aos trabalhadores logo no primeiro dia do mês.

Nós, servidores, já estamos acostumados com pequenos atrasos nesse processo.

Entretanto, em plena pandemia mundial de COVID-19, quando se evidencia o quão necessário e importante é o trabalho do servidor público, a prefeitura, através de seus atos, dá a entender que não precisa dos servidores.

Os valores só devem ser creditados nos bilhetes após o feriado. Segundo o Sindicato apurou, o Sr. Secretário de Administração, Carlos Roberto Quevedo, optou por esperar as secretarias fecharem a folha de ponto do mês – o que acontece entre os dias 12 e 15 – para pagar o VT ‘retroativo’ apenas para quem não foi dispensado ou está efetuando teletrabalho, e contando os dias trabalhados nos casos de revezamento.

Você entendeu? Não? Pois é….Todos sabemos que a melhor prática seria garantir o pagamento integral do Vale Transporte de todo mundo e descontar no mês seguinte, como acontece quando a gente sai de férias.

O questão é que o servidor não obtém o ressarcimento das passagens que pagou às suas expensas e o crédito não utilizado será perdido.

Caso a incompetência continue, o servidor ou servidora que ficar sem vale transporte, pode comunicar a chefia imediata que não tem mais como vir trabalhar até a compensação dos créditos de VT. Caso a chefia seja insensível e anote a sua ausência, cabe processo administrativo para requerer o abono de falta. Não tenha medo! O Sindicato está ao seu lado e a legislação também.