8 de março: nasce o Fórum Municipal de Direito da Mulher

O SindServSV realizou nesta quarta-feira, 8 de março, solenidade em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, nas dependências do plenarinho da Câmara Municipal de São Vicente. Nesta data de reflexão sobre o histórico de lutas das mulheres em todo o mundo, o conjunto de lideranças presentes decidiu dar início a uma demanda bastante aguardada por todas.

Com a presença de representantes de entidades sindicais e estudantis, partidos políticos, movimentos sociais de mulheres e outras instituições da sociedade civil, o encontro aprovou a criação do Fórum Municipal de Direito da Mulher.

A mesa de abertura foi composta pela vice-presidente do SindServSV, Rita Bulhões, a ex-vereadora de São Vicente, Mara Valéria Giangiulio, a deputada estadual Solange Freitas, a advogada Carla Macedo (OAB-SV), a vice-presidente da Associação dos Aposentados, Cleunice Campos, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT-SV), Anália Silva, e Gabriela Ortega, representante da Associação Cultural José Martí.

Trata-se de um organismo amplo e plural com a perspectiva de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, de todas as faixas etárias, credos, etnias e condições sociais”, conforme o manifesto aprovado nesta data.

O Fórum tem o objetivo de ser espaço de articulação, mobilização, debate, desenvolvimento, fortalecimento e proteção, voltado ao desenvolvimento de políticas públicas para mulheres e enfrentamento das desigualdades.

“Celebramos o 8 de Março para honrar as lutadoras do passado e do presente, que lutaram e seguem lutando para fazer a diferença. Nossa luta não é só individual, ela é principalmente coletiva. Juntas, cada uma de nós pode ajudar a criar um mundo melhor”, afirmou Sandra Vieira, diretora responsável pela pasta das questões das mulheres no SindServSV.

A vice-presidente do Sindicato, Rita Bulhões, lembrou dos alarmantes índices de violência doméstica, o feminicídio, violência sexual, assédio e toda a sorte de discriminação de gênero. “Por isso, a criação do Fórum Municipal de Direito da Mulher é fundamental. Para fomentar a reflexão sobre essas questões, fortalecer redes de apoio, levantar propostas de políticas públicas e mobilizar a sociedade para a garantia dos direitos das mulheres em São Vicente”.

Segundo Danielle Rabelo, o fórum é uma ferramenta para todas as mulheres de São Vicente atuarem na conquista dos seus direitos, na elaboração e fiscalização de políticas públicas voltadas ao público feminino

“Nós somos as primeiras a serem atravessadas pelos desafios sociais da nossa cidade e infelizmente não temos uma rede de apoio estruturada. A proposta é construir essa rede de forma participativa a partir das mulheres, para as mulheres e com as mulheres”, afirmou a dirigente do Sindicato e presidenta da Ação Mulher Trabalhista de São Vicente.

Para a ex-vereadora e dirigente do SindServSV, Mara Valéria, a prioridade é lutar pelo resgate do Conselho Municipal de Mulheres, que não tem representatividade. “O conselho existe há quase 20 anos, mas até hoje ele não disse a que veio. Quando falamos em Fórum Municipal de Direitos de Mulheres, pensamos em democracia. Mas a democracia está incompleta quando as mulheres não estão nos espaços de poder”, ressaltou.

Moções

O Fórum Municipal de Direitos da Mulher aprovou a seguintes moções: a) repúdio à decisão do governador Tarcísio de Freitas, que vetou projeto de lei que previa ampliar distribuição de absorventes no estado de SP, b) repúdio à inércia do Conselho Municipal da Mulher de São Vicente; c) pela anulação do título de cidadão vicentino a Jair Bolsonaro, concedido pela Câmara de Vereadores.

Presenças

Sindicato dos Servidores públicos Municipais de São Vicente (SindServSV)
Ação Mulher Trabalhista de São Vicente
Centro dos Estudantes de Santos e da Baixada Santista
PDT SV
PT SV
PCdoB SV
União da Juventude Socialista – SV
PSol
Movimento Diversidade de São Vicente
AAVV
Lions Club
Comissão de Combate à Violência de Gênero da OAB
Comissão de direitos humanos da OAB
União Brasileira de Mulheres
Politize
Elos clube
Associação dos Aposentados de São Vicente
CUT
Deputada Estadual Solange Freitas
Sintramem
Sedetur
Endo Mulher da Baixada Santista
Promotoras Legais Populares

Confira fotos do evento