SIPAT traz reflexões aos servidores

Evento foi transmitido pelo SindServSV nas redes sociais.

A Câmara Municipal de São Vicente sediou evento com diversas palestras nesta quarta-feira (27), das 09h às 17h, para auxiliar os servidores em temas ligados à saúde física e mental. O evento foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), fazendo parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

A Sipat é realizada anualmente, com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho, além de abordar questões pessoais que podem melhorar o convívio entre os servidores.

A CIPA retomou suas atividades no Município depois de aproximadamente cinco anos. O presidente em exercício, Thiago Matheus Santos Oliveira, considera o trabalho de prevenção fundamental para que os acidentes sejam evitados. “Infelizmente, com a pandemia não pudemos ter uma presença massiva de servidores. Mas era de suma importância que membros de todas as secretarias participassem. Por isso, convidamos três integrantes de cada equipe e ficamos muitos felizes com o comparecimento de todos. Esperamos que a semente tenha sido plantada em cada participante.”

O presidente também ressalta a importância da saúde mental no dia-a-dia dos funcionários. “Se um servidor está abalado psicologicamente, consequentemente ele não consegue desempenhar suas tarefas. Trabalhar a saúde mental é importantíssimo.”

A CIPA reforça que, em caso de ocorrência de acidente de trabalho, o servidor pode recorrer a um membro da comissão, para que os devidos procedimentos sejam realizados.

Palestras

Na parte da manhã, as sessões abordaram temas ligados à saúde física. A primeira foi conduzida pela assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Glaucia Helena, que deu dicas de métodos preventivos às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“Se conseguirmos conscientizar as pessoas infectadas a se tratarem, o vírus e a infecção circularão cada vez menos”, explica a palestrante. A segunda sessão contou com a participação do técnico em segurança do trabalho, João de Lacerda Alves, que trouxe orientações aos servidores sobre prevenir um incêndio no ambiente de trabalho. “O intuito é fazer com que ninguém precise apagar o incêndio, mas, sim, com que todos trabalhem para evitar o princípio dele”, esclarece Lacerda.

À tarde, foram realizadas mais quatro palestras. A primeira, guiada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Leandro Ventura, destacou a importância de equipamentos de proteção individual (EPI’S), visando a prevenção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Em seguida, as apresentações foram direcionadas à saúde psicológica dos servidores públicos. A primeira parte, dirigida pelo farmacêutico Guilherme Luiz, destacou a relação do estresse com o sistema imunológico, salientando que inúmeras doenças estão associadas a tensões vividas também no ambiente de trabalho.

Dando continuidade, o psicólogo Felipe Galvão apresentou os aspectos psicológicos do assédio, com o objetivo de orientar e levar informação, expondo inúmeras facetas e situações em que ele pode ser apresentado. “O assédio, na maioria das vezes, é disfarçado de boas ações”, afirma Felipe.

Por fim, o advogado Luiz Gonzaga – responsável pelo Departamento Jurídico do SindServSV – evidenciou os aspectos jurídicos dessas condutas abusivas. Entre todos os pontos, destacou os direitos dos assediados e as obrigações dos assediadores, visando melhorar a saúde psíquica das vítimas e o ambiente de trabalho.


Por Guilherme Sibilio e Laura Lamouche (PMSV), com edição do SindServSV.