AGENTES DE TRÂNSITO RECEBEM CAPACITAÇÃO NO AUDITÓRIO DO SINDSERV

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente (SindServSV) forneceu o auditório de sua sede para a realização do Curso de Formação dos Novos Agentes de Trânsito de São Vicente, que acontece entre os dias 20 de maio e 14 de junho, totalizando 200 horas de carga horária.

Desde 2022, após a publicação da Portaria DENATRAN 966/22, ficou estabelecido que, para atuar como agente de trânsito em território nacional, não é mais suficiente apenas a aprovação em concurso público, sendo necessário também a realização de um curso preparatório.

Durante o curso, os futuros agentes de trânsito serão capacitados em diversas disciplinas essenciais para o desempenho de suas funções, incluindo matérias como Português, Psicologia, Ética, Cidadania, Legislação, entre outras.

Alunos assistindo a aula
Foto: Otávio Alonso

Com essa formação, os alunos estarão preparados para atuar de forma eficiente e responsável no controle e fiscalização do trânsito da cidade.Este é o segundo ano que o curso é lecionado na sede do SindServSV, que está sempre de portas abertas para os funcionários públicos de São Vicente, sejam os atuais, aposentados ou aqueles que estarão atuando futuramente.

Maio Amarelo

Realizada no Brasil e em outros países desde 2014, a campanha Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, para evitar acidentes e, por tabela, reduzir o número de feridos e mortos nas vias e estradas do país e em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de trânsito. O Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com trânsito mais violento, sendo superado apenas por Índia e China, que possuem mais de 1 bilhão de habitantes cada.

O SindServSV apoia todas as iniciativas que visam proteger e preservar a integridade física de pedestres e condutores, reiterando a importância de dirigir sempre com prudência, respeitando as normas de trânsito e, especialmente, nunca dirigir embriagado. A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, e sua conduto pode salvar a sua vida e a de outros.