Cuidar dos servidores da saúde na pandemia é essencial

As medidas a seguir visam proteger a saúde física e mental de trabalhadores

O SindServSV protocolou, nesta quarta-feira (22), oficio (pág.1) (pág.2) para o Prefeito contendo reivindicações voltadas aos servidores que lidam diretamente com os pacientes ou trabalham em ambiente hospitalar em meio à pandemia de Covid-19. A intenção das propostas é amenizar a situação de tensão prolongada a que estão submetidos os profissionais da saúde no atendimento à população.

O Sindicato requer que seja garantido local adequado de descanso, repouso e alimentação para esses profissionais. O objetivo deste ponto é proteger o ambiente familiar e a saúde mental dos trabalhadores. Tais medidas tem sido adotadas em cidades vizinhas e são importantes uma vez que os servidores, que já arriscam suas vidas ao se expor ao contágio, sentem muito medo de expor seus familiares, especilamente crianças e pais que fazem parte do grupo de risco.

Outra reivindicação é o pagamento de insalubridade calculado pelo grau máximo, durante a pandemia, valorizando a dedicação dos servidores expostos a condições de extremo risco. Já existe projeto de Lei na Câmara Federal com esse conteúdo que faz muito sentido, uma vez que aqueles que estão trabalhando diretamente expostos ao contágio com alto índice de letalidade e desconhecidas sequelas.

Por fim, o SindServSV solicitou ao Prefeito a suplementação do orçamento da Caixa de Saúde, com recursos destinados ao combate a Covid-19. Essa verba possibilitará o desenvolvimento de programa de preservação e recuperação da saúde mental dos servidores envolvidos no combate diário aos efeitos da pandemia. Esses trabalhadores estão imersos em grandes doses de medo, ansiedade, frustração e outros sentimentos tóxicos que precisam ser tratados.

“Consideramos essas medidas razoáveis e fazem jus ao árduo trabalho desempenhado pelos servidores no combate ao novo coronavírus. Afinal, a importância dos trabalhadores da saúde é ainda mais evidente nesse momento”, afirma o presidente Edson Paixão, ressaltando que “a valorização desses profissionais tem que ser feita por medidas concretas”.

TESTAGEM JÁ!

Além disso, o Sindicato exigiu que fosse aplicado teste rápido e swab a TODOS os servidores que apresentem ou tenham apresentado sintomas característicos de COVID-19.  É uma forma de trazer conforto psicológico a todos e todas que ainda não estejam contaminados e de tratar, adequadamente, aqueles que forem positivados para a doença.