Síndrome de Burnout é reconhecida como doença oriunda do trabalho

Foto de Cup of Couple no Pexels

Em 1º de janeiro de 2022, entrou em vigor a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a CID 11, que categorizou a síndrome de Burnout como estresse crônico ocupacional na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

A CID 11 passa a ser adotada pelo 193 países membros da OMS. Segundo o Dr. Luiz Gonzaga Faria, responsável pelo Departamento Jurídico do SindServSV, afirmou que essa é a primeira vez que um esgotamento profissional entra na classificação da OMS.

“O documento relaciona o Burnout às enfermidades relacionadas ao emprego e define como estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito“, afirmou.

A mudança foi aprovada em conferência da OMS em 2019, após análise de estatísticas e tendências da saúde. Pela primeira vez, um esgotamento profissional entra na CID. “A inclusão é importante por facilitar o intercâmbio de informações entre os profissionais da área de saúde que se dedicam a compreender o problema”, ressaltou Gonzaga.

Na classificação, a OMS define a Síndrome de Burnout como um “fenômeno ligado ao trabalho” e descreve seus sintomas como sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida.

A responsabilização do empregador será avaliada a partir de laudo médico que comprove o Burnout, com a análise do histórico do profissional e avaliação do ambiente de trabalho (também com relatos de testemunhas), com o objetivo de mostrar que houve elementos causadores da síndrome, como assédio moral, metas irreais e excesso de cobrança.

Experiente nas áreas de Direito do Trabalho e Sindical, Gonzaga destaca que “as eternas cobranças exageradas, a pressão, o assédio têm adoecido milhares de trabalhadores há anos”. Ele também ressalta que, a nova classificação, se trata de uma “vitória inenarrável do sindicalismo internacional”, após anos de luta pelo reconhecimento da Síndrome de Burnout como doença oriunda do trabalho.

Procure ajuda

Se você se sente cansado, esgotado, estressado procure assistência médica e, caso você seja diagnosticado com Burnout, o Departamento Jurídico do Sindicato.