Sindicato impede prejuízo a ACS e ACE

Com ação sindical rápida e fortalecida, SindServSV consegue reverter projeto que retiraria um abono de R$ 470,00 (quatrocentos e setenta reais) da renda dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE)

Nesta terça feira (19/07), em sessão extraordinária na câmara, foi votado um projeto de lei complementar em regime de URGÊNCIA que regulamenta, no município, a aplicação da Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022. Vale observar que, desde maio, o Fundo Nacional de Saúde repassa recursos para custear salários dos profissionais de combate às endemias e os comunitários de saúde.

Ocorre que o texto originalmente enviado para a Câmara previa a supressão do abono lei 441 ou “vale coxinha”, anulando a conquista da categoria que “ganha com uma mão e perde com a outra”.

Em um momento de inflação em alta e economia descontrolada, Sindicato e trabalhadores precisam defender cada centavo. A perda desse vale do dia 15 faria bastante falta no carrinho do supermercado. Por isso, assim que vazou a notícia, os diretores sindicais entraram em ação e começaram a contestar o projeto enviado à Câmara.

“Estávamos cobrando celeridade no envio do projeto de lei e discutimos os principais pontos, mas nunca conversamos sobre retirada de direitos”, assegura o diretor Júlio Cezar. Já um dos principais articuladores da categoria, Jeremias desabafou: “essa prática de não colocar todas as cartas na mesa gera desconfianças entre os trabalhadores”.

O presidente Edson Paixão entrou em contato com o prefeito Kayo Amado e explicou a angústia e frustração dos trabalhadores e das trabalhadoras. Por sua vez, o prefeito entendeu os reclamos da categoria e prontamente enviou um texto substitutivo que manteve o pagamento do abono 441.

“Trata-se de uma vitória da resistência e da articulação da categoria que soube apresentar sua insatisfação em relação a visões tecnicamente equivocadas. O sr. Prefeito, sabiamente, ouviu os trabalhadores e se posicionou de forma a honrar seu mandato. Esse episódio só prova que a pressa é inimiga da perfeição e que precisamos continuar trabalhando para melhorar relações institucionais entre prefeitura e Sindicato”, ressalta o presidente do SindServSV.