Sindicato é peça fundamental na eleição do Conselho Tutelar

Conselho Tutelar é fundamental para a garantia de direitos da Criança e do Adolescente

Todo processo de eleição ao Conselho Tutelar, para cumprir bem seu papel, depende do compromisso do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que é o órgão responsável por defender e fiscalizar as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Além disso, o conselho é responsável por criar a Comissão Eleitoral que organiza todas as etapas do pleito que elegerá os novos conselheiros tutelares do Município.

A representante do SindServSv no CMDCA, Mariany Castro Vieira, é a presidenta da Comissão Eleitoral. “Um dos principais desafios da tarefa é fazer com que a disputa ocorra da forma mais democrática possível e com isenção”, conta. “Mas, não faço nada sozinha, cumpro o que o conjunto da Comissão decide”.

Para ela, o principal problema é que a sociedade não se apropriou do processo eleitoral, de forma que os grupos políticos mais organizados exercem influência desproporcional no processo eleitoral, distorcendo o processo democrático. Mariany defende que as entidades da sociedade civil e a população precisam se apropriar mais das questões que envolvem o Conselho Tutelar, o papel dos conselheiros tutelares e a importância da eleição desses agentes públicos cuja missão é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

Conforme resolução da Justiça eleitoral, apenas cidades com mais de 300 mil habitantes contarão com urnas eletrônicas para escolher os novos conselheiros tutelares. “São Vicente terá que usar as tradicionais urnas e cédulas de papel. O que vai necessitar a convocação de mais servidores abnegados para ajudar na contagem dos votos e garantir a correção da apuração”, afirma Mariany.

A atuação da representante do Sindicato no CMDCA e na comissão eleitoral, sempre pautada pela garantia da lisura e independência da eleição ao Conselho Tutelar, é uma importante contribuição do SindServSv ao essencial papel do Conselho Tutelar e do CMDCA como garantidores do bem-estar e da dignidade humana da crianças e dos adolescentes de São Vicente.

Para o presidente Edson Paixão, a atuação da diretora “é um orgulho para a entidade. Entendemos que contribuir para melhorar a sociedade, inclusive participando e atuando dos conselhos de políticas, é nossa missão institucional e compromisso de campanha”.

Mariany Castro Vieira, professora e diretora do SindServSv