Servidores estão na mira da Reforma da Previdência

O jornal A Tribuna publicou, nesta sexta-feira (08), reportagem intitulada “Servidores públicos da Baixada Santista na mira da Reforma da Previdência”. De acordo com o texto, os municípios foram consultados e afirmaram à reportagem que vão aguardar a votação final do projeto, mas já avaliariam possíveis mudanças.

Entre outras cidades, a matéria informa que São Vicente também acompanha as decisões do Congresso que poderão trazer novidades para os 5,6 mil servidores estatutários.O superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Vicente, Rubens Romão Fagundes, foi consultado. “A gente acompanha o assunto desde a PEC principal e assim que chegar a um resultado a gente vê as modificações que serão necessárias”, disse.

A reportagem destaca que, pela proposta, os governantes poderão aderir às novas regras que preveem idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos às mulheres. Outra mudança é no cálculo do valor do benefício, abrangendo todas as contribuições de julho de 1994 para cá e, depois, aplicando média de 60% mais 2 pontos percentuais a cada ano a partir dos 15 anos de contribuição.

O Sindicato dos Servidores acompanha de perto a situação fiscal do IPRESV e reafirma que o sistema não é deficitário e possui relatórios atuariais saudáveis. Dessa forma, não é necessária qualquer tipo de adesão às novas regras, exceto as que forem obrigatórias pela lei.

O SindServSV tem apresentado à categoria uma série de informações sobre o ataque que essa reforma representa contra a Previdência Social e nossos direitos, buscando sensibilizar os servidores sobre o risco de perda dos próprios direitos.

“Reforçamos que a categoria deve ficar atenta ao que está ocorrendo, para que juntos possamos construir saídas para defender o que foi conquistado com muita luta”, afirma Edson Paixão, presidente do Sindicato.