Servidores da prefeitura também merecem reajuste

O aumento salarial e na cesta aos servidores públicos do legislativo, a partir de 1º de janeiro de 2022, é uma boa notícia, afinal, o Sindicato representa todos os servidores públicos municipais de São Vicente.

Na véspera do Natal, o prefeito sancionou reajuste de 10,25% aos servidores públicos da Câmara Municipal de São Vicente. O auxílio-alimentação sofreu a mesma porcentagem de acréscimo e passa a ser de R$912. Deste percentual, 5,05% representa ganho real.

Mas vale lembrar que os mencionados reajustes são resultantes de projetos de lei de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, cujas despesas serão cobertas por dotação orçamentária própria do legislativo.

A sanção ocorreu dez dias após protesto de servidores contra a proposta de 0% de reajuste apresentada aos servidores da prefeitura, e devidamente rejeitada pela categoria em assembleia geral.

No dia 14/12, o Sindicato entregou o ofício de rejeição à absurda contraproposta, e promoveu manifestação com a presença de trabalhadores e dirigentes sindicais da Baixada Santista.

A pauta de reivindicações (19 itens) foi quase ignorada por completo pelo governo municipal, que não disse nenhuma palavra sobre reajuste salarial nem o pagamento das dívidas trabalhistas acumuladas desde 2016 (aposentadorias, rescisões, horas extras e licenças prêmio).

Agora, os servidores da Câmara foram contemplados por esse reajuste: uma conquista importante. Mas o SindServSV segue em luta pela criação do piso municipal, por um reajuste salarial digno, um plano de pagamento dos atrasados e pelo Plano de Cargos Carreiras e Salários. Estes serão itens centrais das novas rodadas de negociação.