Servidora, sua luta é a nossa luta!

Março é o Mês da Mulher. Por isso, é o período do ano em que mais refletimos sobre os desafios que as mulheres brasileiras enfrentam na luta diária para viver com dignidade e serem respeitadas enquanto cidadãs plenas de direitos. As servidoras municipais da nossa cidade compartilham os mesmos anseios e, assim como o conjunto da categoria, sofrem há alguns anos com os salários defasados em 25%.

Como as servidoras de São Vicente podem viver com dignidade se a Prefeitura não valoriza o trabalho e a dedicação dessas trabalhadoras? Elas são grande parte de uma categoria que procura oferecer serviços públicos de qualidade à população.

Nós, diretoras do SindServSV, construímos o movimento “Mulheres em Ação”. Neste mês de março, estamos organizando uma série de atividades nos locais de trabalho para conversar com servidoras e servidores sobre a violência doméstica e feminicídio (assassinato de mulheres apenas por serem mulheres).

Sabemos que, no Brasil, a violência contra a mulher tem aumentado cada dia mais, por isso decidimos levar esse tema para a rua. Não podemos parar de falar sobre isso, já que mulheres morrem todos os dias vitimas de feminicídio.

Não bastassem essas questões graves, aproveitaremos para conversar com as trabalhadoras sobre a Campanha Salarial. Nesta quarta-feira (13/03), às 18h30, será realizada a Assembleia Geral da categoria para discutir a proposta da Prefeitura.

Mas já adiantamos que a oferta de apenas 3,43%, que repõe a inflação de janeiro a dezembro de 2018, no salário-base e abono, e o aumento de R$ 50,00 na cesta básica, entre outras propostas, estão longe de cobrir a pauta de reivindicações da categoria. Ou seja, distante de acabar com a defasagem salarial.

Nós mulheres trabalhadoras também sabemos que pesam sobre nossas costas diversas responsabilidades e exigências, como o sustento, a criação de nossos filhos, as obrigações profissionais e a necessidade de brigar por direitos iguais.

Enfim, nossa luta passa também por fortalecer a categoria na Campanha Salarial 2019 para a conquista de melhores salários e condições de trabalho, trazendo de volta a esperança por dias melhores.

A Diretoria de Assuntos Femininos