Sergio Miranda: Sindicato, nossa maior conquista!

Quando teve início a Revolução Industrial na Inglaterra, no século 18, as fábricas contratavam trabalhadores sem nenhum direito. A jornada de trabalho chegava a 18 horas por dia. Não existiam benefícios. Se um operário se acidentava ou morria nas máquinas, logo era substituído por outro. Afinal, trabalhadores desesperados ficavam junto às portas das fábricas, em busca de emprego para não morrerem de fome. Pouco se pagava, muito se exigia. Morrer de exaustão era algo comum.

Foi diante desse cenário caótico que os trabalhadores começaram a se reunir para protestar contra abusos e injustiças, reivindicar jornadas e salários mais dignos, além de exigir condições de trabalho que não pusessem em risco sua saúde e segurança. Com o passar do tempo, essa associação de trabalhadores progrediu para o que hoje é a maior conquista de qualquer categoria: o Sindicato.

Certa vez, Abraham Lincoln (1809-1865) – o presidente dos Estados Unidos que aboliu a escravidão – afirmou que “democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”. Podemos dizer, da mesma maneira, que o sindicato é a entidade dos trabalhadores, pelos trabalhadores, para os trabalhadores.

– Leia o artigo de Sergio Miranda, diretor da FITMETAL e do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA):