Salários atrasados: Decisões solitárias tendem a dar errado

Todos sabemos a situação difícil que estamos passando. A pandemia é mundial e os efeitos do isolamento social na arrecadação municipal certamente chegariam aos bolsos dos servidores em algum momento.

Diante dessa situação, deveria ter sido feito um trabalho de planejamento, em conjunto com outros setores da própria prefeitura, como a Secretaria de Administração, e o Sindicato dos Servidores sobre que atitudes tomar diante da ausência de fundos para o pagamento da folha.

Infelizmente, a Secretária Miriam Cajazeira além do isolamento social está praticando o isolamento burocrático. Toma decisões sozinha, sem consultar ninguém e nem se dá ao trabalho de comunicar o problema com antecedência às partes envolvidas.

A decisão, isolada, de não pagar os aposentados e pensionistas foi muito equivocada.

Ainda que o pagamento seja feito logo pela segunda ou terça-feira, como prometeu o Sr. Prefeito na sua live diária – ao invés do dia 10 dito pela Secretária ao Presidente do Sindicato – outras providências poderiam ter sido tomadas para evitar que centenas de Senhores e Senhoras, todos do grupo de risco, saíssem de suas casas inutilmente para fazer fila na agência do banco.

Uma solução mais justa teria sido pagar o salário de TODOS, ativos e inativos, pelo valor disponível em caixa. Tal medida, e o aviso com antecedência de 48 horas possibilita que as pessoas reorganizem suas contas.

Sabemos que ir “bater panela” na porta da prefeitura segunda-feira não irá fazer o dinheiro aparecer nas contas da prefeitura ou mesmo dos aposentados e pensionistas que representamos. Mas entendemos e nos solidarizamos com a revolta de quem depende desse dinheiro para pagar o aluguel, prestação, cartão de crédito ou até mesmo a venda da esquina.

Não é fora de propósito, especialmente no momento que vivemos, lembrar que a democracia é o sistema em que as decisões e responsabilidades são compartilhadas por múltiplos órgãos, descentralizando o poder para reduzir as chances de erros, abusos e tiranias.

Esperamos, sinceramente, que a Sra. Secretária calce as “Sandália da Humildade” e discuta com os pobres mortais que ocupam as demais secretarias, como a SEAD e o IPRESV, e os postos de representação popular, como a Câmara e o Sindicato, como reagir em tempos de crise.

Em tempo: Através de mensagem de texto o Sr. Prefeito garantiu ao Presidente do Sindicato que nenhum pagamento será feito antes dos aposentados e pensionistas.