Redução da jornada é medida para combater a crise

*Por Rita Bulhões e Marcelo Arias *

Não é só São Vicente que discute a redução da jornada de trabalho da enfermagem. A Assembleia Legislativa Paulista, órgão bastante desconhecido dos trabalhadores justamente por votar coisas de pouco interesse das categorias, resolveu agir às vésperas da eleição e colocar pra votar a redução da jornada de trabalho da enfermagem para 30 horas.
Uma lei de caráter estadual não tem aplicabilidade imediata nos municípios, mas cria uma grande janela de oportunidade para que sejam elaborados projetos próprios pelas Prefeituras Municipais. E isso já é um bom passo no caminho da redução de jornada.
É sabido que um projeto como encontra muita resistência. Os representantes dos gestores público e privado, em especial o lobby dos planos de saúde e hospitais particulares, não aceita a medida. A luta é pela redução de jornada, sem redução de salário. Confiamos que as entidades sindicais e outros órgãos de regulamentação profissional da categoria participarão desse processo buscando avançar nessa luta e não retroceder.
Um argumento interessante, que deve encontrar eco nos corredores da ALESP, é que a redução da jornada de trabalho é uma medida importante para combater a crise econômica. A simples criação de novas vagas de trabalho é medida fundamental para combater o desemprego e fazer aumentar a circulação de dinheiro em todas as cidades, uma vez que a enfermagem não é uma categoria centralizada nos polos industriais.
Esse raciocínio é importante e pode contaminar o período eleitoral, expandindo a proposta da redução da jornada de trabalho para outras categorias. Reduzir a jornada de trabalho gera novas vagas de emprego e, consequentemente, ‘aquece’ a economia.
Aqui em São Vicente, como muitos já sabem, foi formada uma comissão de estudos dos impactos das 30 horas, composta por Sindicato, Coren, Câmara e Prefeitura. Essa comissão já realizou os levantamentos preliminares e aguarda a agenda de reunião com o Sr. Prefeito para discutir esses impactos e fazer avançar a implantação da redução de jornada sem redução de salários.

Rita Bulhões – Auxiliar de Enfermagem e diretora do SindServSV
Marcelo Arias –  Agente de Trânsito e diretor do SindServSV