Rádio Peão – Horas Extras atrasadas e Adicional de Risco

Ainda existem dívidas com a categoria e governo se atrapalha ao não cumprir o acordado.

A categoria tem feito muitas perguntas sobre dois assuntos específicos: horas extras atrasadas e retroativo da campanha salarial.

Todo mundo deve lembrar que a “greve da virada” terminou com o Recém-empossado Prefeito Pedro Gouveia declarando prioridade absoluta para os servidores. Na ocasião, se comprometeu a quitar o 13º em atraso, o vale transporte atrasado e a apresentar um cronograma de pagamento das verbas de natureza trabalhistas em atraso: adicionais de férias e licença prêmio, horas extras trabalhadas, rescisões e abonos aposentadoria.

As férias foram quitadas, após um longo parcelamento. Também estão sendo finalizadas as últimas parcelas de aposentadorias de 2015. Pelo combinado, por ocasião do encerramento daquela greve, segue-se o pagamento das Horas Extras e Licença prêmio. O Sindicato já relembrou o Sr. Prefeito e a Sra. Secretária da Fazenda sobre esse ponto. Esperamos receber, em breve, o plano de quitação desses itens.

O outro assunto é sobre os itens de categorias específicas que foram aprovados dentro do acordo da campanha salarial. A prefeitura optou por separar os projetos de Lei. Um, que foi aprovado rapidamente, com os itens gerais do acordo (reposição salarial, cesta e abono) e outros, com os itens específicos, que se atrasaram em meio à discussão sobre a CODESAVI.

Entre esses itens, as correções no adicional de risco da Guarda e do Trânsito já foram aprovadas e o Sindicato cobrou do Sr. Prefeito, em reunião dia 14 deste mês, de que o acordado é retroativo a 1º de março. O Sr. Prefeito renovou seu compromisso com o que foi acordado entre Governo e categoria.

Ressaltamos que toda a negociação coletiva foi pautada pelos respeitos aos limites da Responsabilidade Fiscal. Os limites foram calculados com a participação da Secretaria da Fazenda e foram respeitados pela negociação.

É muito importante que um governante preste atenção aos acordos que faz com os servidores e que governe com atenção a esses parâmetros, sem restrições, exceções ou ‘descontos’. A categoria tem sido mais que compreensiva com as dificuldades envolvidas na recuperação econômica da cidade e não merece ser tratada com desdém.

Atitudes recentes do governo não têm correspondido ao que foi acordado com o Sindicato. Desencontros e desinformações, que são normais em processos e negociações complexas, quando se acumulam evidenciam um padrão de comportamento que não é o que se espera de um governante maduro e equilibrado.