Prefeitura confirma pagamento do 13º salário até o dia 20

Como já tínhamos publicado em notícia anterior, em reunião com o prefeito Pedro Gouvêa o Sindicato questionou os atrasos da cesta básica nos meses de outubro e novembro e afirmou que os atrasos geravam preocupações na categoria sobre o regular pagamento do 13º.

Em atenção a essa cobrança, a Prefeitura adiantou o pagamento da cesta básica e garantiu o pagamento do 13º até o dia vinte (20) de dezembro. A confirmação foi dada pela secretária de Fazenda, Miriam Cajazeira, em entrevista publicada pelo Jornal Vicentino, no último dia 2 de dezembro.

Prefeitura e Câmara atendem pedido do Sindicato

Além da confirmação da pontualidade do pagamento após cobrança do Sindicato, também precisamos destacar a contribuição da Câmara Municipal nesse processo. Atendendo a pedidos do Sindicato, a Câmara destinou parte dos recursos devolvidos à Prefeitura, em virtude da economia feita pela gestão do Presidente Wilson Cardoso, para o pagamento do 13º Salário.

Tais atitudes demonstram compromisso da Câmara e da Prefeitura com a categoria, apesar de ainda existirem dívidas. Ainda persistem rescisões atrasadas desde 2014; férias em atraso desde 2016; horas extras trabalhadas em 2016; dívidas com a Caixa e o IPRESV e as perdas salariais acumuladas.

Para o presidente do SindServSV, Edson Paixão, a prioridade da categoria foi reivindicar o reajuste.  “A pontualidade do pagamento do 13º salário para os servidores é uma boa notícia, em comparação aos anos anteriores. Porém, continuamos na luta pelo reajuste salarial da categoria que chegou a acumular o índice de 21,89% de perdas. Fazemos parte da Comissão Permanente de Negociação com o objetivo de encontrar um caminho para melhorar a remuneração dos servidores. Por isso, esperamos que todas as medidas discutidas de redução de gastos continuem sendo adotadas para alcançarmos o tão esperado reajuste em 2018”, afirma o presidente.

Sem esquecer o trabalhador, jamais!

Durante o ano de 2017, a Prefeitura cumpriu seu compromisso de não atrasar salários e diminuiu o estoque da dívida com a categoria, pagando parte das férias atrasadas.

Se é fato que a prefeitura assumiu uma postura de austeridade ante as contas públicas, também é fato que esse fato positivo se deve, principalmente, ao esforço redobrado dos trabalhadores, que vem assumindo cargas elevadas de trabalho por causa do esvaziamento do quadro de funcionários.

A falta de trabalhadores e trabalhadoras é visível em quase todos os setores: limpeza, saúde, educação, segurança pública, atendimento administrativo e outras. Podemos dizer que a máquina pública ainda funciona por causa do sacrifício do servidor público, que tem trabalhado – e muito! – para cobrir os buracos no quadro de funcionários e ainda amarga perdas salariais significativas.

Valorizar o Servidor Público é, além de garantir o justo pagamento no prazo certo, oferecer cada vez mais qualificação, respeitar sua dedicação laboral, tratá-lo com dignidade e reconhecer o esforço em enfrentar todas as condições deterioradas em que a grande maioria tem trabalhado.

Ouça o áudio da Rádio Peão no seguinte link https://soundcloud.com/user-995019344/radio-peao-prefeitura-confirma-pagamento-do-13-salario-ate-o-dia-20