Ponte dos Barreiros: crônica de uma tragédia anunciada

Photo by Souza Sergio on Unsplash

O caso do Policial Militar, Juliano Ritter, assassinado neste domingo com um tiro na cabeça, em São Vicente, chocou a sociedade vicentina. Mas não é de hoje que o Sindicato denuncia a falta de segurança na Ponte dos Barreiros, algo que prejudica não só o trabalho dos servidores bem como o dia a dia da população.

“Não é um caso isolado e é uma crônica de tragédia anunciada. O local em questão está se tornando zona de guerra entre as corporações da ordem e facções organizadas para o crime”, ressalta, via ofício protocolado na terça-feira (01/12), o presidente Edson Paixão, acrescentando que “as corporações não armadas presentes no local (Guarda Civil Municipal e Segurança Viária) se tornaram alvos móveis, sem a mínima condição de se defender”.

Por isso, o Sindicato defende que o Município deve possuir sua própria força de segurança (patrimonial, ostensiva e viária) armada, equipada, treinada, com carreira bem definida e competências claras. No contexto do confronto entre o crime organizado e as forças de repressão estatal, o presidente do SindServSV ressalta que “manter servidores civis desarmados, sem treinamento, sem equipamentos, sem comunicação, sem itens de defesa e em condições de trabalho indignas no centro do palco desse confronto dá a exata medida da desvalorização a que esses trabalhadores e trabalhadoras são submetidos”.

Reivindicações

Ponte dos Barreiros/Agentes de Trânsito

  • Instalação de semáforos
  • Base operacional fixa, em alvenaria e com sanitização, em altitude superior à via para garantir a proteção aos Agentes de Trânsito

Guarda Civil Municipal

  • Reforma da Lei nº 430, que instituiu a GCM – SV
  • Criação do Estatuto e de um plano de carreiras

Agentes de Autoridade de Trânsito

  • Revisão da legislação que institui a profissão 
  • Plano de carreira para agente de trânsito

Confira o ofício na íntegra:

Saiba mais:

Sempre em defesa da categoria

Sindicato cobra segurança a Agentes de Trânsito