Outubro Rosa é mês de campanha em defesa da saúde das mulheres

Desde a década de 1990, o mês de outubro ganhou um significado especial com a campanha Outubro Rosa, que faz parte de movimento internacional de conscientização para a prevenção do câncer de mama e, atualmente, também do câncer do colo de útero. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças.

Em São Vicente, o Poder Público realizará, até o fim do mês, uma série de atividades e prestação de serviços voltadas às mulheres e ao público em geral. Já estão confirmados mutirões de agendamento de mamografia, que é exame essencial para o diagnóstico do câncer de mama. Serão nos dias 19, das 10h às 15h, na Praça Cel. José Lopes, s/n – Centro (Praça do Correio), e 31 das 9h às 13h, na subprefeitura da Área Continental (Av. Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco).

Câncer de mama

Se não houver histórico da doença na família, a mulher deve fazer a primeira mamografia aos 35 anos de idade. Se não for identificado nenhum problema, esse exame deve ser repetido todo ano após os 40 anos. O encaminhamento e agendamento do primeiro exame são feitos por solicitação médica.

Já mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem pedir o exame diretamente com a enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência

Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem solicitar o exame diretamente com a enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, que agenda a mamografia junto ao Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD). Segundo a Prefeitura, o resultado fica pronto em 15 dias.

Colo de útero

Já para prevenir o câncer do colo do útero, em primeiro lugar, é necessário diminuir o risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV), que é sexualmente transmissível. Outra forma de prevenção é o uso de preservativo, embora, neste caso, a proteção seja parcial, pois o contágio pode ocorrer também pelo contato com a pele das áreas em volta da área genital.

Mas a vacina oferecida pelo Ministério da Saúde, para meninos e meninas, é a principal forma de prevenção ao HPV. Ela protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os subtipos 16 e 18 ocasionam cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A faixa etária alvo da vacina é de 9 a 14 anos, já que ela é mais eficaz se usada antes da vida sexual. Mas também há opções de vacina em instituições particulares de saúde para mulheres, até 45 anos, e homens, até 26 anos.

O exame papanicolau complementa as ações de prevenção ao câncer do colo do útero. Esse exame também pode ser solicitado, nas Unidades Básicas de Saúde, às enfermeiras responsáveis pelas unidades. Para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, mamografia não necessita de encaminhamento médico.

Sindicato

A diretora de Assuntos Femininos do SindServSV afirma que “o Sindicato está participando da organização de um evento especial para marcar o Outubro Rosa. Neste mês, nos dedicaremos a divulgar informações para conscientização. Afinal, prevenir é a melhor forma de lutar”.