O último ‘zap’ semanal

por Marcelo Arias

No dia 28 de outubro de 2016 assumi a tarefa de transformar a comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente.

Apresentei, através de projetos, ao Presidente Edson e ao conjunto da diretoria um ousado plano que pretendia mudar o traço e trajeto da comunicação do Sindicato nas redes sociais e na produção e/ou reprodução de notícias de interesses da categoria.

Passados 1458 dias, tenho a felicidade de olhar para trás e considerar a tarefa cumprida e a trajetória bem feita (sim, sou daqueles que acreditam que os meios, os caminhos, os trajetos também importam!).

Deixamos como legado uma comunicação viva e direta com o servidor através do perfil institucional aplicado à comunicação. Os canais de contato foram totalmente abertos, especialmente pelo WhatsApp. As listas de transmissão de notícias, ativas todo final de semana, fizeram com que os assuntos importantes chegassem ao servidor na base, de tal forma que quando os diretores visitavam as unidades, apenas reforçavam os pontos principais.

Reorganizamos os múltiplos canais de notícias. O site hoje é limpo e de fácil navegação. Funciona como repositório de notícias que são distribuídas pela página no Facebook e pelas listas de transmissão do WhatsApp. O Canal no Youtube teve descontinuidades, mas foi reorganizado recentemente através da sequência de debates com os candidatos e candidatas à Prefeitura. O Flickr armazena as fotos e vídeos de todos os eventos. Quanto aos impressos, diversificamos os meios, descontinuando o Jornal “Servidor em Ação” e criando a Revista do Servidor, o Mural do Servidor, o Boletim dos Aposentados e o Expresso Sindical. Todos os formatos foram testados e paulatinamente substituídos pelos meios digitais, mais eficientes e baratos.

Adotamos uma voz institucional, marcada pela impessoalidade, de forma que o diretor que assume o posto pode continuar fazendo o mesmo atendimento, se assim desejar. É importante, penso, cultivar a ideia que quem atende e responde é o SINDICATO, não o diretor.

Sem delongas, gostaria de agradecer à equipe de trabalho. Aprendemos juntos diariamente. As experiências que tivemos isoladamente ou juntos foram exigidas ao máximo. Com muito pouco, fizemos bastante.

Muito obrigado àqueles que nos antecederam e estabeleceram os limites que precisávamos superar. Muito obrigado ao Jornalista Eduardo Lucas, que, no primeiro ano, cuidou da nossa produção AudioVisual.

Muito obrigado ao amigo e Professor Júlio Encinas, responsável pela criação e manutenção do site.

Muito obrigado ao amigo Renato Cássio, excelente diagramador e artista digital, que nos apoia na produção de artes, logos, banners, faixas e impressão de materiais.

Muito obrigado à Jornalista Daniela Valério, que operou toda a transformação que fizemos nos materiais impressos e digitais. Mais que uma grande companheira de trabalho e uma grande profissional, uma amiga e exemplo.

Muito obrigado ao Jornalista Carlos Norberto, jovem e eficaz companheiro que, por também ser dirigente sindical de sua categoria, rapidamente sintonizou-se com nossa proposta de trabalho, pulou no barco andando e já saiu remando.

Muito obrigado à Jornalista em formação, estagiária Emmily Vitória, por ter assumido responsabilidades que não faziam parte de seu trabalho originalmente, como a produção de arte digital e o controle das mídias sociais.

Por fim, um muito obrigado a todos os diretores e diretoras desta gestão que confiaram em nosso trabalho e parceria, especialmente ao Presidente Edson Paixão e ao companheiro Jean Vieira, diretor de comunicação eleito, que generosamente concordou com a troca de funções e nos permitiu desenvolver esse trabalho. Um especial obrigado à professora Mariany Vieira, que esteve sempre presente quando precisamos nos ausentar temporariamente da tarefa.

E, por fim, um enorme obrigado a você, que nos leu, acompanhou, ouviu , curtiu, compartilhou, comentou, interagiu. Tudo foi feito pra você e por você. Grande Abraço. Salve a luta dos servidores públicos municipais de São Vicente e o trabalho desenvolvido pelo SindServSV.