Mitos sobre o Coronavírus infectam redes sociais. Cuidado!

Fake news atrapalham luta contra o Covid-19

Não é de hoje que as notícias falsas atrapalham o enfrentamento sério das mazelas deste país, tais como a desigualdade social, a criminalidade, a corrupção e os problemas nos serviços públicos. As questões de saúde pública são umas das principais afetadas pela desinformação, e com o novo coronavírus não é diferente.

As redes sociais tem sido o foco de transmissão de diversas ‘fake news’ e teorias da conspiração sobre a pandemia do Covid-19, doença que faz parte da família dos coronavírus que causam infecções respiratórias. Geralmente são informações fantasiosas, sem nenhuma base científica, algumas beirando o completo absurdo.

Com certeza você já deve visto lido que fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus, que o novo coronavírus não resiste ao calor e à temperatura de 26º ou 27º, que Israel já tem vacina contra o vírus ou que o novo Coronavírus foi criado pelos chineses como arma biológica para prejudicar seus inimigos, entre muitas outras bobagens.

Ainda no início da pandemia, na China, chegaram a se espalhar vídeos falsos de pessoas desmaiando nas ruas e tentando relacionar o surgimento da doença aos hábitos alimentares do povo chinês. Insinuações que estimularam a xenofobia e o preconceito contra os chineses e demais povos asiáticos. Ou seja, não bastasse o espalhamento do Covid-19 por diversos países, se disseminam os vírus da ignorância.

Para combater as notícias falsas, o Ministério da Saúde disponibiliza uma página na internet com uma lista de mitos que infectam as redes sociais. Além disso, também há um número de WhatsApp – (61)99289-4640 – para que a população envie mensagens virais para serem apuradas pelos funcionários do ministério e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Não acredite em qualquer coisa

Duvide de teorias da conspiração que parecem fazer sentido e questione supostas informações compartilhadas de forma anônima ou fonte duvidosa, elas costumam ser motivadas por interesses obscuros, opostos ao interesse público.

Pesquise se os fatos são verdadeiros, comparando as notícias de diferentes meios de comunicação. Se nenhuma fonte oficial ou jornalística noticia uma informação tratada como “bombástica”, compartilhada nas redes, a chance dela ser mentirosa ou distorcida é enorme.

Questione, busque a informação correta, ouvindo e dando credibilidade a quem realmente entende do assunto, em especial os profissionais de saúde e autoridades sanitárias, que estão na linha de frente da luta contra a pandemia. Tenha cuidado antes de compartilhar nas redes sociais ou pelo Whatsapp.

Coletividade X Individualismo

Essa postura diz respeito ao espírito de defesa da coletividade, já que a vida em sociedade requer a noção de que as atitudes de cada um traz consequências outras pessoas.  Somada a isso, é esperado que cada pessoa faça o que está ao alcance para cumprir as recomendações de higiene e isolamento social, ações que buscam conter a pandemia. Complementares às medidas do Poder Público, essas atitudes das pessoas comuns materializam o interesse pelo bem-estar da comunidade e da sociedade, fomentando o respeito e a solidariedade, não o egoísmo ou a indiferença.

O Sindicato está publicando neste site e nas redes informações sobre a pandemia e a situação em São Vicente. Acompanhe.