“Luta por saúde pública passa por defender o SUS”

A diretora do SindServSV, Rita Bulhões, que é auxiliar de enfermagem, marcou presença na 8ª Conferência Estadual da Saúde, realizada entre os dias 28 e 30 junho, com o tema “A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde”, para debater propostas e diretrizes levantadas nas etapas municipais. A ideia é construir objetivos que orientem a política de saúde no próximo período.

Foi a primeira experiência dela em uma conferência desse tamanho, que reuniu 1500 pessoas. “Pude perceber prós e contras. Presenciei algumas situações de falta de respeito com pessoas portadoras de deficiência física e comportamentos machistas. Em um espaço democrático, coisas assim não podem ser toleradas”, afirma.

“Mas, o lado positivo, supera essas questões: ainda há muitas pessoas que acreditam na construção de uma saúde pública universal, gratuita e de qualidade. Não estamos sozinhos”, destaca Rita, que resume a principal tarefa daqueles que compartilham o mesmo ideal: “A luta por saúde pública de qualidade passa por defender o SUS”.

Saiba mais sobre a Conferência:

São Paulo: conferências de saúde no estado reúnem 5 mil conferencistas

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

O esforço pela valorização da saúde pública e a ampla representatividade na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) marcaram a abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, realizada na sexta-feira (28/06). O estado mais populoso do Brasil reuniu cerca de 1.500 participantes para discutirem propostas, organizadas anteriormente pelos municípios, e aprovarem diretrizes no âmbito estadual e federal.

O estado realizou 324 conferências municipais, 122 plenárias, 18 reuniões ampliadas e 9 conferências macrorregionais como atividades preparatórias para a conferência estadual. O processo envolveu cerca de 5 mil delegados e delegadas em todas as etapas anteriores, realizadas de 24 de abril a 23 de maio.

“Essa participação direta reuniu delegados para pensar, discutir e estabelecer diretrizes que possam atender a temática da conferência, neste importante evento da democracia, que deverá contribuir para a construção de objetivos que nortearão a política de saúde para o próximo quadriênio”, afirma o secretário estadual de saúde, José Henrique Germann Ferreira, que também preside o Conselho Estadual de Saúde (CES).

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, que participou da cerimônia de abertura, o trabalho coletivo e a união entre os diferentes segmentos são fundamentais para a consolidação do SUS e para a manutenção da saúde como direito para todos.

“Precisamos, juntos, ser mais solidários com o sistema que construímos e esse é o momento para isso”, afirma Pigatto. “Para nós, todos aqueles que defendem a democracia e o estado democrático de direito, independentemente de outras divergências, estão do lado da saúde pública e na defesa do SUS”, completou o presidente do CNS ao destacar em seu discurso as recentes ameaças apresentadas ao sistema.