Liquidação da CODESAVI preocupa servidores

O assunto do momento é a Liquidação, dissolução e extinção da CODESAVI. Mas afinal de contas, o que nós, servidores públicos, temos a ver com isso?

A notícia sobre a extinção da CODESAVI pegou de surpresa toda a classe trabalhadora. Mesmo o Sindicato dos trabalhadores da CODESAVI, o SintraComos, não foi consultado sobre essa decisão. É grande a preocupação com os trabalhadores e trabalhadoras da CODESAVI, pois muitos deles são colegas nossos. Pais e mães de família que não podem ser atirados ao relento como aconteceu em Cubatão.

Antes de mais nada é preciso tentar entender o que o Governo pretende com essas medidas, ou seja, porque uma atitude como essa está sendo tomada. Segundo o Governo, a situação de insolvência da CODESAVI vinha atrapalhando a gestão financeira da própria prefeitura e essas medidas pretendem delimitar o problema financeiro. Segundo o governo, a empresa não será liquidada imediatamente. Aliás, a liquidação, dissolução e extinção de empresas públicas costumam levar vários anos. E durante o processo de liquidação (pagamento das dívidas e venda de ativos) o quadro de funcionários continua sendo pago pela CODESAVI.

O Sr. Prefeito ressalta, nas declarações concedidas à imprensa, que garantirá a empregabilidade dos trabalhadores, mas não explica como isso será feito. O Projeto de Lei Complementar que foi à Câmara e que deve ser apreciado na próxima segunda feira também não dá maiores informações.

A preocupação central do Sindicato é com o impacto disso sobre a Folha salarial e os limites da LRF. Estamos agendando reuniões com TODAS as autoridades envolvidas para identificar qual planejamento foi feito para garantir a empregabilidade dos trabalhadores e eventuais impactos na folha.

Faremos todos os esforços para que a nossa recuperação salarial não seja ameaçada. É preciso que a liquidação da CODESAVI tenha um planejamento adequado, suavizado ao longo do tempo, acompanhado de perto pelos representantes dos trabalhadores e pelos fiscais da Lei.

Aqueles que estiverem, como o sindicato, preocupados com a situação podem – e devem! – acompanhar a sessão da Câmara na próxima Segunda Feira. Melhor que reclamações e queixas nas redes sociais é acompanhar de perto aquilo que interfere nos nossos destinos. A demonstração de interesse por parte do funcionalismo é força suficiente para que as discussões sobre o tema não sejam feitas em salas fechadas e de forma descuidada.

A Diretoria