Importante vitória no rumo das 30 horas

Prefeito autoriza a implantação de projeto piloto com jornada de trabalho reduzida. Unidades e condições serão discutidas entre comissão e Secretaria da Saúde.

Desde março o sindicato participa de uma comissão para estudar os impactos da redução da jornada de trabalho para a enfermagem sem redução de salário. Em conjunto com COREN/COFEN, Câmara e a Secretaria de Saúde, as representantes do Sindicato se debruçaram sobre o funcionamento das unidades de saúde do município, realizando a apuração sobre o dimensionamento do quadro e suas adaptações para uma jornada reduzida.
No dia 28 de agosto o prefeito Pedro Gouvêa recebeu a comissão para ouvir suas conclusões. Considerando a necessidade de novas contratações e a situação financeira da cidade, a comissão propôs que a implantação da jornada de trabalho reduzida seja feita a partir de um projeto piloto, aplicado em uma unidade básica e em uma unidade de atendimento de Urgência e Emergência.
O Prefeito ouviu com atenção e autorizou a implantação da medida. Ressaltou que sabe das dificuldades enfrentadas pelos profissionais e reforçou seu compromisso em mudar essa realidade.
A comissão deve voltar a se reunir com técnicos da Secretaria de Saúde para discutir medidas para a implementação da medida e selecionar quais unidades passarão a funcionar com jornada reduzida.
O Sindicato considera uma importante conquista da categoria, especialmente dos profissionais da enfermagem. É um primeiro passo para mudar a realidade da saúde no nosso município. Sabemos que para fazer uma gestão diferenciada em Saúde não é preciso só investimento. Além dos tijolos e equipamentos novos, que podem ser conseguidos a partir de emendas e projetos de parlamentares, é importante que exista uma política consistente de Recursos Humanos para dar qualidade ao atendimento.
Segundo a diretora do SindServSV e auxiliar de enfermagem Rita Bulhões “O servidor público da área da saúde trabalha insatisfeito em São Vicente, pois possui uma base salarial baixa e faz parte de um quadro defasado, tendo que se esforçar em dobro para cobrir essa deficiência. Esperamos que essa medida, tão ansiada pela categoria, seja um estímulo para que o profissional de são Vicente possa voltar a se orgulhar e se sentir valorizado.”

“Parabéns aos envolvidos, especialmente às representantes da categoria Enfermeiras Dulcinéia (aposentada da Mater), Raquel (CATH) e Auxiliar de Enfermagem Rita Bulhões (UBS Ponte Nova)”

(Crédito: Foto Victor Lima – Seicom PMSV)