IBOPE: só 6% dos brasileiros aprovam 65 anos para aposentadoria

A pesquisa feita pelo IBOPE, por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na última quarta-feira (8), revela que a maioria absoluta da população brasileira (81%) é contra a elevação da idade mínima para aposentadoria, pretendida pelo governo Bolsonaro.

O resultado desagradou o governo e os bancos, que estão de olho nos recursos arrecadados para pagar as aposentadorias. Diante disso, parte da mídia que apoia o assalto aos aposentados pinçou um dado isolado da pesquisa e saiu dizendo que a maioria da população é a favor da reforma da Previdência. Pura manipulação. Os 59% que disseram ser a favor de reformar a Previdência, não apoiam a proposta do governo.

A maioria dos brasileiros é a favor de mudar a Previdência sim. Só que para melhor e não para pior como quer o governo. Os números mostram que a ampla maioria (81%) quer o rebaixamento da idade mínima para a aposentadoria.

Até as emissoras da Rede Globo, que foram preteridas na campanha publicitária do governo, largaram de lado os fatos e a objetividade jornalística, decidiram fazer coro com o governo que os discriminou, na manipulação dos resultados da pesquisa.

A verdade é que 81% dos entrevistados pelo IBOPE disseram que os trabalhadores têm que se aposentar com 60 anos ou menos.

Apenas 6% acham que a idade para se aposentar deve que ser igual ou maior do que 65 anos, como quer o governo. E 13% admitem que a idade pode estar entre 61 e 64 anos.

Nada mais esclarecedor do que querem os brasileiros.

Vejam os dados:

Com 65 anos ou mais: 6%

Entre 61 e 64 anos: 13%

Entre 56 e 60 anos: 33%

Entre 51 e 55 anos: 25%

50 anos ou menos: 22%

Não sabe/não respondeu: 1%

Outra pergunta da pesquisa, que governo e mídia tentaram manipular, foi sobre a necessidade de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria. A pergunta era se a pessoa era a favor ou contra o estabelecimento de uma idade mínima para a aposentadoria. A maior parte se disse favorável à idade mínima.

Concordam com a existência de idade mínima 72% e discordam 23%. Aí os governistas saíram badalando que a maioria era a favor da reforma de Bolsonaro porque apoiam a idade mínima.

Só que entre esses 72% que concordam que haja uma idade mínima, apenas 19% consideram que tem que ser acima dos 60 anos. Ou seja, mais uma evidência de que a proposta do governo é rejeitada pela ampla maioria da sociedade.

Os assaltantes da Previdência, chefiados por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro, não esperavam por um resultado tão acachapante contra a sua proposta. Desconcertados com a opinião resoluta dos brasileiros contra a elevação da idade mínima para a aposentadoria [um dos objetivos centrais de seu plano de desmontar a Previdência Social], eles passaram a esconder os dados mais relevantes da enquete. Esconderam que 81% quer reduzir a idade mínima.

Se fixaram no dado que mostra que 59% dos entrevistados concordam que é preciso fazer uma reforma na Previdência. 36% são contra, 5% não sabem e 1% não concorda nem discorda. Entretanto, o que este resultado revela, e eles esconderam, é que a maioria da população (59%) não concorda com privilégios e quer mudanças.

Eles não concordam, por exemplo, com o caso do presidente Jair Bolsonaro. Ele se aposentou como militar com 33 anos e recebe uma aposentadoria de R$ 10 mil. Além disso, ele se aposentou também como deputado federal e recebe mais uma outra aposentadoria de R$ 27 mil.

Falam em combater privilégios e não mexem nos privilégios reais. O que eles fazem é atacar os direitos dos aposentados mais pobres. Dos R$1,2 trilhão que o governo quer saquear da Previdência em dez anos, R$ 807 bilhões sairão do Regime Geral da Previdência, onde estão os mais pobres, que recebem em média R$ 1,3 mil de benefício.

A manutenção desses privilégios é rejeitada pela maioria esmagadora da população. É óbvio que a maioria da população acha que a Previdência deve ser reformada. Ninguém é contra que se façam mudanças na Previdência Social para melhorá-la.

Mas, o que ficou claro nesta pesquisa é que a maioria absoluta (81%) quer que as mudanças sejam para melhor e não para pior como pretendem os bancos, a sua mídia e o governo Bolsonaro.

Os brasileiros não concordam com a proposta do governo de jogar a aposentadoria para as calendas gregas ou até mesmo para depois da morte. Eles (81% dos entrevistados) querem reduzir a idade para que o trabalhador possa usufruir o merecido descanso na velhice.

Portanto, a maioria que apoia mudanças na Previdência Social rejeita a proposta do governo.

O Ibope apurou também que, dentre os entrevistados, apenas 36% disseram conhecer a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo. Dentre esses 36% que disseram que conhecem a proposta, as opiniões sobre o projeto do governo são as seguintes: contra: 51% e 39% a favor. Ou seja, quem conhece a proposta do governo é contra a sua implementação.

64% dos entrevistados disseram que não sabem que o governo quer tirar dinheiro da Previdência Social e dificultar a aposentadoria. Quanto mais eles conhecem a proposta do Planalto mais gente fica contra.

Outros 59% dos brasileiros acham injusto que o tempo de contribuição não seja levado em conta para a aposentadoria. Eles consideram que se aposentar mais cedo não deve significar receber menos que aqueles que se aposentam mais tarde, desde que tenham contribuído pelo tempo necessário.

Leia aqui a íntegra da Pesquisa

Fonte: Jornal Hora do Povo