Hospital Municipal ainda é seguro?

No final de outubro, parte do teto da entrada principal do Hospital Municipal (antigo CREI) desabou em razão das fortes chuvas. Na ocasião, após limpeza e isolamento do local danificado (parte do teto de gesso da recepção), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) fez os reparos considerados necessários.

Em reunião no Conselho Municipal de Saúde, a secretária de Saúde informou que o teto de gesso estava cedendo por causa de um vazamento no telhado. Por isso, o forro foi retirado para a manutenção do telhado. “Segundo a secretária, durante algum tempo essa parte do teto ficará sem forro até que haja certeza de que o conserto resolveu o problema”, afirmou Rita Bulhões, representante dos funcionários da saúde no CMS.

Os servidores ficaram assustados em razão da queda de parte do teto e, agora, da ausência do forro, mas o Sindicato foi informado de que não há motivo para receio porque a manutenção está em andamento.

Rachaduras

Após receber denúncia de que as rachaduras no Centro Cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva, a Sesau informou ao Sindicato que uma equipe técnica do departamento de obras e serviços da Secretaria de Saúde avaliou essas rachaduras. A responsável por esse departamento, a engenheira Erika Nascimento da Costa Chuva, afirmou, em reunião do Conselho Municipal de Saúde, no dia 10, com a presença da Secretária de Saúde, que não existem riscos estruturais.

Infelizmente, ao ser perguntada pela comunicação do Sindicato sobre a atual situação do teto da recepção do Hospital Municipal e sobre o acompanhamento das rachaduras na UTI e Centro Cirúrgico, ela se esquivou de responder e indicou a Secretaria de Imprensa e Comunicação para dar informações. Conforme sugerido, o Sindicato enviou o e-mail e aguarda a resposta da Seicom.

Cabe lembrar que o Sindicato identificou esse problema e oficiou a Sesau, ainda, na gestão anterior, e desde então acompanha a situação com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores do Hospital Municipal.