Encapuzados matam dois sem terra em acampamento do MST na Paraíba

Acampamento Dom José Maria Pires existe desde julho de 2017 em Alhandra — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Os sem terra Rodrigo Celestino e José Bernardo da Silva, conhecido como Orlando, foram assassinados no interior do acampamento Dom José Maria Pires, no município de Alhandra (PB), cerca de 45 quilômetros de João Pessoa.

Segundo testemunhas, bandidos encapuzados invadiram o acampamento no sábado (8) e metralharam a área onde os agricultores, ambos coordenadores do acampamento, jantavam.

A direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), responsável pelo acampamento onde vivem 450 famílias, denunciou que o caráter do crime evidencia o intuito de intimidar a luta pela terra.

Em nota, o MST lembra que os bárbaros assassinatos ocorreram “justamente dois dias antes das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado 10 de dezembro”. “Exigimos justiça com a punição dos culpados e acreditamos que lutar não é crime. Nestes tempos de angústia e de dúvidas sobre o futuro do Brasil, não podemos deixar os que detém o poder político e econômico traçar o nosso destino”, diz o texto.

O acampamento Dom José Maria Pires foi criado em 2017 com a ocupação de áreas improdutivas pertencentes ao grupo Santa Tereza.

Investigação – A Procuradoria-Geral da República (PGR), Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão da Paraíba (PRDC-PB), órgãos do Ministério Público Federal, também emitiram nota se solidarizando e garantindo “todos os esforços perante os órgãos de investigação para que a autoria do duplo assassinato seja esclarecida e os responsáveis punidos conforme a lei”.

Mais informações: www.mst.org.br

(Fonte: Agência Sindical)