Eleição para os Conselhos Gestores de Unidades de Saúde devem ter a participação dos servidores

Trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde devem participar do processo eleitoral e apoiar lideranças comunitárias

O Conselho Municipal de Saúde lançou o Edital para a eleição dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde. Os Conselhos são importantes espaços para que a comunidade e os trabalhadores possam apresentar suas questões, seus anseios e reclamações sobre o funcionamento e o processo de trabalho em cada unidade.

A participação dos Trabalhadores do sistema nos conselhos gestores é imprescindível para que tenhamos uma saúde de qualidade. São os Trabalhadores que têm o poder de apoiar as reclamações dos usuários e de indicar caminhos para a solução de problemas.

Para o representante do sindicato no Conselho Municipal de Saúde, Jean Vieira, “a participação dos trabalhadores nos conselhos e a sua atuação em rede irá contribuir para melhorar as condições de trabalho. O Sindicato estimula e apoia a ocupação de todos os espaços de diálogo”.

No mesmo sentido, a representante dos trabalhadores no Conselho municipal, Rita Bulhões, afirma: “Nosso esforço é por garantir que os trabalhadores e trabalhadoras, atuando organizadamente, consigam levar suas reivindicações adiante e que elas não se percam em meras queixas nas redes sociais”.

Os trabalhadores poderão se candidatar através de formulário próprio na unidade de saúde que for lotado. A recomendação do Sindicato é que cada unidade de saúde faça uma reunião prévia com a equipe de trabalho para discutir o papel do Conselho Gestor no cotidiano da vida funcional da unidade e buscar consensuar uma representação com legitimidade e força.

As inscrições vão de 2 a 16 de setembro. Acompanhe o resto do calendário eleitoral:

Confira o Regimento dos Conselhos Gestores

DATA Evento Observação
Até 30/08 Início da divulgação do processo eleitoral Site da Prefeitura e Cartazes nas unidades de Saúde
02 a 16/09 Período de inscrições de candidaturas Inscrição em formulário próprio, disponível na unidade
17 a 20/09 Validação das Candidaturas Reuniões da comissão eleitoral
23/09 Prazo final para indicação dos representantes da gestão Via ofício para a Comissão Eleitoral
24/09 a 11/10 Divulgação de Lista de Candidatos Habilitados e Cronograma eleitoral Site da Prefeitura e Cartazes nas unidades de Saúde
14 a 16/10 Prazo Final para Recursos à Comissão Eleitoral Mediante formulário próprio, disponível na unidade
21/10 a 31/10 Período Eleitoral