Dirigentes sindicais reassumem cadeiras em conselhos municipais

“Iniciei nova etapa na minha jornada pela valorização da Assistência Social como política pública de direitos. Assumo essa responsabilidade com imenso prazer e sabendo a dificuldade que será, para buscar a valorização dos trabalhadores, do terceiro setor, da participação popular e da própria política pública”, afirmou o dirigente do SindServSV e assistente social, Bruno Rodrigues, ao tomar posse de uma das cadeiras titulares do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no segmento Trabalhadores e/ou Organizações de Trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

A cerimônia de posse da Gestão 2021-2023, que nomeou novos conselheiros da sociedade civil, foi realizada, na terça-feira (30/11), na Câmara Municipal. Bruno Rodrigues e demais conselheiros foram eleitos na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, cuja plenária final foi realizada em agosto, tratando do tema ‘Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’. Na gestão anterior, ele representou o Sindicato como suplente.

A Conferência Municipal promoveu o debate com a população e elencou as prioridades desta política pública para os próximos dois anos. “Cabe ao Conselho Municipal fiscalizar e contribuir para que o governo municipal concretize os anseios dos trabalhadores e o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos, inclusive com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, que executam a Política Municipal na base”, afirmou.

CMDCA

Na quinta-feira (02/12), por meio de cerimônia virtual, os novos membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também foram empossados. A diretora de Educação do SindServSV, Mariany Castro, assumiu a vaga titular no segmento Representante de Organização Sindical de Trabalhadores. Já a secretária adjunta Gislaine Camilo, a suplência. Em seguida, a mesa diretora foi eleita.

“Nossa atuação visa reforçar o papel do CMDCA na fiscalização do orçamento público no que diz respeito a verbas destinadas a projetos e ações em defesa de direitos das crianças e adolescentes, sob a perspectiva da valorização do serviço público”, afirma Mariany

Confira os segmentos e as organizações da sociedade civil eleitas

 Segmento: Representante de Entidade de Aprendizagem Profissional

1. Centro de Aprendizagem e Motivação Profissional – CAMP RIO BRANCO;
  2. Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente – CAMPSV.

 Segmento: Representante de Organizações do Movimento Popular

1. Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Jovens Conexão: Mentes do Futuro – NUCA.

 Segmento: Representante de Organizações Estudantis

1. Grêmio Estudantil “Conexão” da E.E. Pastor Joaquim Lopes Leão;
  2. Grêmio Estudantil “Sociedade, União e Virtude” da E.E. Profº José Nigro e
  3. Grêmio Estudantil “As Pode Rosas” da EMEF Carolina Dantas.

 Segmento: Representante de Organização Sindical de Trabalhadores

1. Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Vicente.

 Segmento: Representantes de Entidades de Atendimento e Defesa da Criança e do Adolescente

1. Instituto Camará Calunga;
  2. Associação Alfa e Ômega;
  3. Lar de Acolhimento de Meninos e Meninas – LAM;
  4. Casa Crescer e Brilhar e
  5. Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias – ADESAF.

 Segmento: Representante de Conselhos ou Entidades de Classe

1. Ordem dos Advogados do Brasil – 44ª Subseção São Vicente – OAB;
  2. Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região – CRP 06.

 Segmento: Representante de Organizações Patronais

1. Associação Comercial de São Vicente – ACSV.