Diretores se reúnem com secretária da Saúde

O Sindicato já iniciou o ano em busca de conquistas para os servidores. Na tarde de ontem (8), o vice presidente Júlio César e o diretor de comunicação Marcelo Arias estiveram em reunião com a secretária de Saúde, Vera Sarmento, para tratar dos assuntos de interesses da categoria, como a comissão de 30 horas e as reclamações que foram feitas por profissionais da enfermagem e do Crei.

A reunião foi pautada por um ofício enviado pelo Sindicato, que reivindica providências urgentes sobre as condições de trabalho precárias com falta insumos e equipamentos adequados, pessoal, cozinha, local de descanso e quadro de funcionários esvaziado.  Veja aqui o Oficio.

Na ocasião, a secretária se comprometeu a atender as reivindicações da categoria e a tomar providencias cabidas para garantir a qualidade no ambiente de trabalho dos profissionais da enfermagem.

No quesito ao Assédio Moral sofrido pelos trabalhadores, a secretária se colocou à disposição para combater a questão. E salientou que algumas medidas já foram tomadas.

Para melhorar a integridade do trabalho da equipe, a secretaria salienta que tem aberto vagas para formação e qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive em nível de especialização, porém, o índice de adesão tem sido baixo.

Uma das frequentes reclamações dos trabalhadores é a demora nas cirurgias de trauma, que acarreta uma grande tensão para os usuários, e consequentemente constantes conflitos entre usuários e profissionais que atendem no setor, salienta o Sindicato. Na ocasião, Vera Sarmento apresentou uma lista de espera do setor de trauma. Identificamos que deve existir problema de comunicação sobre datas de cirurgias para pacientes e equipe de enfermagem. A secretária se comprometeu em apurar o eventual erro de comunicação para sanar o problema.

Quanto a falta de um local destinado as refeições e descanso dos trabalhadores, a responsável pela pasta informou que no momento estão reorganizando os espaços para melhorar as condições de trabalho, inclusive com local adequado para refeições e descanso.

Questionada sobre as péssimas condições do prédio e a falta de funcionários responsável pela limpeza, que acarreta num ambiente insalubre para os trabalhadores. A secretária afirmou que existe uma equipe de manutenção responsável pelo encaminhamento dos pequenos reparos. E salientou que a empresa terceirizada responsável pela limpeza do local, será cobrada pela execução do contrato.

Para finalizar, os diretores do SindServSV propuseram à secretária Vera Sarmento que fosse criado uma comissão permanente de diálogo no CREI com funcionários e os dirigentes da unidade para acompanhar a vivência do hospital na tentativa de mapear esses problemas e identificar soluções.

Comissão Técnica

A Comissão Técnica, responsável pela análise da redução da jornada de trabalho para os profissionais da enfermagem, foi instaurada em novembro de 2017 pelo Decreto nº 4656-A. O grupo de trabalho será composto pelo Sindicato, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e a Câmara. No momento, a comissão aguarda a indicação da Câmara para dar início aos trabalhos. O Sindicato já cobrou a indicação do legislativo e aguarda os nomes indicados.

Os diretores salientaram a secretária de saúde, que era necessário fazer algumas correções no Decreto que estabelece a comissão, cuja alteração será discutida entre governo e Sindicato.com o objetivo de ampliar a participação da categoria, como por exemplo a dispensa de ponto para os servidores que participarem das reuniões da Comissão Técnica.