#ValorizeAEnfermagem: Campanha inicia nova etapa

A Campanha de Valorização da Enfermagem entra em nova fase da organização da luta em defesa da profissão. Na última quarta (31/07), na sede do Sindicato, se reuniram mais de 50 profissionais da enfermagem para debater os rumos do movimento.

A partir da próxima semana, toda segunda-feira, os profissionais usarão camisetas na cor preta, estampadas com a inscrição #ValorizeAEnfermagem, durante o horário de trabalho.

As camisetas representam “luto” ou “pesar” pelas condições ruins que a categoria enfrenta diariamente há vários anos, com o objetivo de sensibilizar o poder público e a população.

Entre outras coisas, os participantes da campanha irão acompanhar as sessões da Câmara – atitude coerente com o objetivo da campanha. As visitas às sessões são, também, um exercício de cidadania e de empoderamento da categoria.

Além de organizar essa etapa, a reunião serviu para as trabalhadoras e trabalhadores expor suas preocupações e o que esperam do movimento. Boa parte deles espera que as pautas da enfermagem sejam conquistadas de maneira rápida. “Mas a luta será eficiente apenas se houver uma organização forte”, afirma a diretora Rita Bulhões.

Ela ressalta que o papel do Sindicato é organizar as reivindicações dos servidores, transmitindo a noção de que sem organização e persistência não há conquista possível. “No caso da enfermagem não é diferente”, enfatiza, complementando que “temos buscado construir a luta, privilegiando o diálogo e o aprendizado mútuo”.

Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, em que as divergências no seio da categoria – ao invés da unidade – fizeram prevalecer a divisão, as reuniões da enfermagem hoje têm concretizado a ideia da necessidade de focar em uma bandeira que unifique o conjunto da categoria.