Câmara aprova novo Acordo Coletivo. Vitória dos servidores!

Confira a nova Tabela Salarial da categoria

A Câmara Municipal oficializou, nesta quinta-feira (12/03), o Projeto de Lei Complementar nº 8 (PLC 8/2020) que fixa reajuste salarial e outras vantagens, proveniente do Acordo Coletivo aprovado pela categoria em assembleia. A participação de parcela significativa dos servidores públicos municipais na Campanha Salarial, principalmente os da enfermagem e administrativos, possibilitou que a contra-proposta da Prefeitura atendesse boa parte das expectativas dos profissionais mobilizados.

Além da amplitude da proposta e o número de servidores beneficiados, a presença da categoria na assembleia que aprovou o Acordo Coletivo foi resultado do cumprimento do papel primordial do SindServSV de estimular a organização de trabalhadores para defender seus direitos e conquistar novas prerrogativas.

O PLC 8/2020, aprovado na Câmara, oficializou as seguintes mudanças:

1 – Reajuste de 4,48% no Salário Base e Abono Lei 441 e Proventos dos inativos e pensionistas (retroativo a 01/Fevereiro)

2 – Reajuste de R$ 40,00 na Cesta Básica (Retroativo a 01/Fevereiro)

3 – Alteração de referência (letra) nos seguintes cargos, garantida a paridade para aposentados e pensionistas, sendo metade a partir de 01/04 (6,5%) e metade a partir de 01/11 (6,5%), conforme segue abaixo:

a. Auxiliar de Enfermagem de “G” para “H”

b. Assistente Administrativo de “G” para “H”

c. Auxiliar de Saúde Bucal de “G” para “H”

d. Auxiliar Administrativo de “E” para “F”

e. Meio Oficiais de Manutenção de “C” para “D”

4 – Plano de Recuperação Salarial de até 1,5% no Salário Base e Abono se o índice de LRF permitir ao final do 2º quadrimestre

Outros itens do acordo serão enviados posteriormente para aprovação pela Câmara ou efetivados através de outros instrumentos legais.

A organização para a luta coletiva vale a pena

Nesta difícil conjuntura de retrocesso de direitos, a lição que fica é a de que apenas com a mobilização junto ao Sindicato faz avançar a luta pela valorização dos servidores. Neste sentido, se associar ao SindServSV é decisão fundamental e imprescindível, já que são os sócios que sustentam esse instrumento de defesa da categoria.

Juntos somos fortes. Seja sócio!

Repercussão

O site da Câmara Municipal de São Vicente repercutiu a aprovação do PLC 8/2020. Entrevistada, a auxiliar administrativa Danielle Rabello disse que a decisão foi o reconhecimento de um trabalho que começou há mais de dois anos. “É uma pauta plural, uma conquista histórica para o sindicato e para a classe trabalhadora do Município. Mas a nossa intenção é continuar lutando pela valorização de um plano de cargos e carreiras”.

Já para a auxiliar de enfermagem e dirigente do SindServSV, Rita Bulhões,”essa campanha de valorização do trabalhador não começou agora e nem foi feita aleatoriamente. Nosso pensamento era não ficar apenas restrito à questão financeira, mas que falássemos de uma valorização de cargos e carreiras. Vamos seguir com essa luta”.