Câmara aprova itens da campanha salarial

Revisão e reajuste do adicional de risco, equiparação de motoristas e reajuste dos servidores da Câmara estavam na pauta

Na noite de ontem (16), a Câmara Municipal aprovou vários projetos de interesse dos servidores.

Corrigindo uma injustiça que já durava três anos, os oficiais de máquinas pesadas foram equiparados aos demais motoristas, na referência ‘H’ da tabela salarial. O projeto já foi aprovado em duas votações e segue para sanção e publicação, já devendo provocar efeito no pagamento do final do mês.

Adicional de risco

Além disso, o Adicional de Risco a que fazem jus a GCM e o Trânsito também foram reajustados, de 20% para 30%, acompanhando a legislação nacional.

Outra reivindicação também foi atendida ao desvincular o recebimento do adicional de risco da assiduidade, uma vez que mesmo fora do horário de serviço esses trabalhadores continuam correndo risco de agressões e ataques. Pela nova regra, todos os agentes de trânsito e GCMs que estiverem exercendo suas funções receberão o Adicional, exceto quando em licenças superiores a 30 dias não decorrentes de acidente de trabalho ou doença profissional.

Também votado em duas sessões, os projetos seguem para sanção e publicação. A promessa do executivo, apalavrado com o sindicato, é que o reajuste seja retroativo a partir de 01 de março.

Servidores da Câmara

Dotada de orçamento próprio e folha salarial própria, a Câmara de Vereadores aprovou aumento salarial de seus servidores concursados utilizando o IGPM, índice inflacionário que acumulou 7,62% no último período. O IGPM é o indice comumente utilizado para reajustar os alugueis residenciais. Durante a fase de negociações da campanha salarial, o sindicato chegou a propor a adoção desse índice, o que não contrariava as limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas a Prefeitura não aceitou.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Wilson Cardoso, os reajustes com índices maiores são possíveis por meio da boa gestão de recursos públicos. O vereador ressaltou que, além dos benefícios aos servidores, a Câmara destina sobras ao poder executivo que tem sido de fundamental importância para garantir a folha de dezembro dos servidores da prefeitura.