Aula Pública discute a Nova Reforma da Previdência

O SindServSV realizou, na noite desta terça-feira (5), uma aula pública sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo, na sede do Sindicato.

A aula teve o objetivo de discutir a Nova Reforma da Previdência e os impactos econômicos e sociais na aposentadoria dos servidores públicos. O tema foi ministrado pelo superintendente do IPREV, Rubens Romão Fagundes, servidor público, professor, bacharel em direito e secretário geral da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fesspmesp).

“O objetivo da aula é falar sobre a Reforma da Previdência. Tendo em vista que hoje a sociedade em geral tem muito pouco conhecimento do que é a Previdência Social e qual a importância dela. O Estado que tem o papel de fazer a divulgação sobre isso, faz de uma forma muito precária e confusa, não permitindo que a sociedade tenha uma plena consciência da importância da Previdência. Vamos tentar passar um pouco desta importância e o quanto esta reforma mentirosa, feita de uma forma impositiva, sem qualquer debate com a sociedade, vem prejudicar não só a Previdência, mas todo o sistema econômico do nosso país”, esclarece Romão.

Em tramitação no Congresso Nacional desde o início de dezembro do ano passado, a Proposta de Emenda à Constituição 287/16, da Reforma da Previdência, em regime de urgência, pretende destruir o sistema previdenciário brasileiro, impedindo que muitos trabalhadores se aposentem e reduzindo drasticamente os benefícios.

O governo e seus aliados trabalham para votar já na próxima terça-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que modifica o sistema previdenciário nacional.

Entre as principais mudanças, a PEC 287 propõe idade mínima 65 anos para homens e 62 anos para mulheres; 40 anos de contribuição para ter para ter direito ao benefício integral; para o servidor tempo mínimo de 25 anos garante 70% da média, para os trabalhadores privados o tempo mínimo de 15 anos de contribuição garante 60% da média de contribuição; pensão por morte: 50% do benefício recebido pelo contribuinte falecido + 10% por cada dependente até o limite de 100%.

Para o presidente do Sindicato, Edson Paixão, a discussão tem como papel de tornar o espaço do sindicato num ambiente democrático onde possamos debater amplamente todos os assuntos que envolvem a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. A reforma da Previdência está prestes a ser votada. E se isso acontecer causará grandes impactos na vida dos servidores. Por isso chamamos a categoria para esta discussão”, ressalta Edson Paixão.

Veja mais sobre o tema:

SindServSV promove aula pública sobre Reforma da Previdência