Ato em defesa da educação leva estudantes e trabalhadores às ruas

Fotos: Frente Sindical Classista

Na última terça-feira (13/08), o ato Tsunami da Educação reuniu mais de 500 pessoas, em Santos, em protesto contra os bloqueios de verbas das universidades realizados pelo Ministério da Educação. Mesmo sob chuva, estudantes, professores e demais trabalhadores saíram em passeata por uma das vias da Av. Ana Costa, encerrando o protesto na Praça das Bandeiras. O ato repetiu o mesmo trajeto das manifestações dos dias 15 e 30 de maio, e de 14 de junho.

Contando com o apoio de movimentos sociais, sindicatos e outras organizações, o ato de 13 de agosto juntou pessoas de vários cantos da Região Metropolitana da Baixada Santista. Havia estudantes de escolas públicas, da Universidade Federal de São Paulo, do Instituto Federal de Cubatão, da Poli USP e de universidades privadas da região, assim como representantes de diversas categorias como professores, petroleiros, servidores, jornalistas, entre outros.

A manifestação na Baixada Santista acompanhou os atos realizados em todo o país, em defesa da educação pública, da previdência social e da soberania nacional. Além das críticas aos bloqueios de verbas da educação, os manifestantes relembraram as ameaças à aposentadoria, com a Reforma da Previdência, e de privatização das universidades federais, proposto pelo projeto Future-se, anunciado pelo Ministério da Educação.