As 30 horas funcionam!

Primeira semana do projeto-piloto das 30 horas não prejudica atendimento público e gera boas expectativas nas servidoras da UBS Central

Nesta sexta-feira (05/04), a Comissão de Estudos para a Implantação das 30 horas e a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde visitaram a Unidade Básica de Saúde Central (UBS), na Avenida Antonio Emmerich, 509 – Vila Cascatinha – para realizar a avaliação da primeira semana do funcionamento da nova carga horária. Desde o começo da semana, as servidoras da UBS estão trabalhando na nova jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Durante a visita, os membros da comissão e representantes do poder público constataram que a mudança não trouxe impacto negativo ao serviço ao público.  As trabalhadoras mantém a satisfação e continuam bastante animadas com a nova carga horária. Segundo as servidoras, os pacientes nem perceberam qualquer tipo de mudança. Além disso, segundo a responsável administrativo Débora,  a mudança no processo de trabalho não trouxe impactos para o trabalho administrativo.

Os diretores do SindServSV, Rita Bulhões e Dulcineia Oliveira, participaram da visita. Para Marcelo Arias, diretor de comunicação do Sindicato, “mais uma vez, é importante destacar que vitórias como essa acontecem quando diversos atores concorrem para o mesmo resultado. Essa conquista é fruto da organização da categoria e ação política coordenada do Sindicato, Coren, Cofen, Câmara e Prefeitura”, afirma. Ele explica que a nova jornada de trabalho representa um acréscimo de 25% no valor da hora-trabalho e que o principal ganho é qualidade de vida. Tempo com a família, lazer, descanso e outras atividades.

O sindicato continuará acompanhando de perto o andamento do projeto-piloto, porque representa uma pauta há muito tempo esperada, cumprindo o papel representar a categoria e organizar os próximos passos da luta para estender as 30 horas para o conjunto dos profissionais de enfermagem.  

“A ideia é ouvir as expectativas das servidoras e estudar o impacto no trabalho cotidiano, sempre em conjunto com a equipe da UBS Central, com o objetivo de ampliar essa medida para todas as unidades de saúde”, esclarece Rita. Mas a auxiliar de enfermagem Ana Lúcia resumiu em poucas palavras o impacto da redução da jornada. “Se os servidores estão felizes, os pacientes também ficam felizes”.