A quem serve a Fiesp?

O presidente da Cspm e Fesspmesp, Aires Ribeiro, encaminhou por ofício uma série de questionamentos à Fiesp acerca do material publicitário divulgado por essa federação, que se advoga representante da indústria paulista. O vídeo disseminado pela Fiesp faz uma defesa cínica do congelamento dos salários dos servidores, que, inclusive, prejudica os próprios interesses do setor industrial brasileiro. “Minha dúvida paira em qual é o papel de uma federação da Indústria neste momento em que empresas estão fechando as portas, principalmente por falta de consumo de seus produtos”.

No documento, Ribeiro quer saber “como a Fiesp está estudando caminhos de recuperação pós pandemia se tem caminhado em direção contrária ao que entendo fundamental para o aquecimento da economia interna”. Ele não consegue entender como essa entidade da indústria pode defender que “retirar quase R$ 1 trilhão dos aposentados com a reforma da previdência e agora com a redução do poder aquisitivo dos 14 milhões de servidores com o congelamento de salários, vai contribuir para a recuperação de nossa indústria se considerarmos que as prefeituras neste país são os maiores empregadores nos municípios”.

Aires Ribeiro afirma que, com isso, a Fiesp está defendendo a redução do consumo, o que é um contrassenso evidente, quando o processo de desindustrialização se aprofunda a passos largos. A Fiesp está defendendo interesses de quem? Da indústria que não é… “É claro, para mim, que a política deste governo é defender e dar sustentabilidade para o sistema financeiro em detrimento dos demais segmentos da sociedade, basta verificar as atitudes tomadas até agora”, responde.

>Leia o ofício na íntegra<

CSPM é a Confederação dos Servidores Públicos Municipais
FEESPMESP Federação dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais

“Dividir para conquistar”
O SindServSV repudia esse ataque contra os servidores públicos brasileiros. E diz mais: a Fiesp aposta na divisão servidores x classe trabalhadora, enquanto o governo Bolsonaro retira direitos tanto do funcionalismo quanto dos trabalhadores em geral.

A suposta federação da indústria se alinha ao discurso de Paulo Guedes, inimigo dos servidores e defensor de uma ditadura do sistema financeiro, com propostas que sabotam qualquer tentativa de ressuscitar a indústria nacional. E contra nós eles aplicam uma antiga lição
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ataca servidores, mas dá um “tiro no pé” da própria indústria brasileira o das artes da guerra: “dividir para conquistar”. Não podemos cair nessa armadilha.